quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Review: David Gilmour - Live At Gdansk

Há algumas semanas postei na coluna Rock com Pipoca o DVD Remember Last Night, da turnê de 2006 do ex-guitarrista do Pink Floyd David Gilmour[bb]. Trata-se de um material riquíssimo, tanto no show em si como nos extras, que incluem várias cenas de outros shows.

E a última parte dos extras é a chegada de Gilmour e sua banda à cidade polonesa de Gdansk, berço do lendário Sindicato Solidariedade, de Lech Valessa. Lá David tocou clássicos do PF e seu último CD, On A Island, com a Orquestra Filarmônica Polonesa.

Eis que finalmente sai o CD desde show antológico, que na verdade segue o mesmo roteiro do DVD Remember That Night[bb], mesclando o material atual de Gilmour com as músicas dos anos de ouro do Pink. E o resultado...

O resultado, em alguns momentos, é a sensação de estar ouvindo o verdadeiro Pink Floyd. Claro, Waters não está lá, assim como Mason. Mas Rick Wright está, acompanhado de Jon Carin nos teclados (este que, por sinal, também faz parte da banda de Roger Waters), Guy Pratt no baixo e o saxofonista Dick Parry (velho companheiro, desde os tempos de The Dark Side Of The Moon). Na bateria está Steve DiStanislao (CSNY) e na guitarra base o lendário Phil Manzanera, do Roxy Music.

Tive acesso ao CD duplo, mas encontrei fontes que falam 2 cds e 1 DVD, 2 cds e 2 DVDs, 3 cds e 2 DVDs e até 5 LPs. O terceiro CD traz material extra de outros shows da turnê. No primeiro disco, Gimour abre com uma seqüência do Dark Side e, assim como no DVD, emenda o CD On A Island completo.

Já no segundo disco, segue o roteiro e toca apenas as pedradas do Floyd, incluindo uma versão de Echoes com meros 25 minutos! Isso fora a já citada aqui no blog Fat Old Sun, Wish Were Here e o final apoteótico com Comfortably Numb. Haja fôlego.

Gilmour está em forma invejável, tanto nos vocais quanto na sua categoria habitual nos solos, sempre limpos, econômicos, mas incrivelmente elegantes. Um CD que vale cada real investido, ou cada megabyte baixado! Pena não podermos mais sonhar com a volta do velho Pink...

Disco 1

01 Speak To Me
02 Breathe
03 Time
04 Breathe Reprise
05 Castellorizon
06 On An Island
07 The Blue
08 Red Sky At Night
09 This Heaven
10 Then I Close My Eyes
11 Smile
12 Take A Breath
13 A Pocketful Of Stones
14 Where We Start

Disco 2

01 Shine On You Crazy Diamond
02 Astronomy Domine
03 Fat Old Sun
04 High Hopes
05 Echoes
06 Wish You Were Here
07 A Great Day For Freedom
08 Comfortably Numb



Nenhum comentário: