quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Hoje no Rock: Eddie Van Halen, 56 anos

Holandês de nascença, Edward Lodewijk Van Halen, foi para Pasadena na California ainda criança, onde começou a aprender música junto com seu irmão Alex. Inicialmente estudava bateria enquanto Alex estudava guitarra. Um superou o outro e acabaram invertendo os instrumentos.

Eddie não apenas superou o irmão, mas evoluiu tecnicamente até tornar-se um dos mais influentes guitarristas de seu tempo. Com a fundação do Van Halen, apresentavam a faixa Eruption já no disco de lançamento, um cartão de visitas do que era capaz de fazer.

Seu perfil de inovador sempre foi reconhecido, tanto entre os fãs como entre os músicos. Adaptações de técnicas como o tapping conferiam maior velocidade aos solos e uma sonoridade particular. Sua inovação também vista na sua opção por construir suas próprias guitarras, como a famosa Frankeinstrat.

Eddie tem participações em várias gravações de outros artistas, entre elas Beat It, de Michael Jackson. É comum também vê-lo fazendo pontas em filmes e seriados. Sua aparição mais famosa foi no filme Robocop, de 1987.

Hoje o Van Halen é mais do que nunca uma banda família, contando com seu irmão Alex e sei filho Wolfgang no baixo. Além disso, quem está de volta é o showman David Lee Roth, vocal dos melhores anos do grupo. Os caras estão de disco novo e em turnê, sem previsão de passar por aqui, ao menos por enquanto.

Recentemente Eddie foi eleito o 70º melhor guitarrista de todos os tempos, numa lista feita com os 100 melhores, pela Revista Rolling Stone.

Um comentário:

Verocaventura disse...

Adoro Van Halen! Sempre bom saber o que nossos ídolos fazem e fizeram em suas vidas.