segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Hoje no Rock: Duane Allman, 65 anos

É tão vasto e variado de personagens esse nosso mundinho do roquenrol que, vira e mexe, me deparo com uma injustiça cometida por mim mesmo contra célebres personalidades que ajudaram a mudar nossa música. Hoje mesmo me dei conta que, ao longo deste quatro anos de blog (passou e eu nem comemorei) nunca escrevi uma linha sequer sobre Duane Allman.

Howard Duane Allman nasceu em Nashville, no Tennessee, terra da country music e do famoso Jack Daniel's. Após perder o pai assassinado e mudar-se de cidade várias vezes, descobriu o rock e o blues junto com seu irmão Greg Allman, com quem fundou o núcleo da Allman Brothers Band.

Seu timbre único na guitarra foi conseguido com a curiosa combinação de uma Gibson Les Paul plugada em 2 amplificadores Marshall de 50 watts para baixo. Junte a isso sua exímia técnica no slide guitar e terá o som único conseguido por Greg Allman.

Sua carreira foi curta, interrompida ao 25 anos por um acidente de moto. Mas isso não o impediu de contribuir decisivamente no rock e na discografia de Aretha Franklin, Wilson Pickett, King Curtiss e, principalmente numa bandinha chamada Derek and the Dominoes. Sua performance, junto a Clapton, ajudou a tornar Layla and Other Assorted Love Songs.

Seu legado persiste até hoje. Logo após sua morte, Robbie Van Zant (Lynyrd Skynyrd) compôs o clássico Free Bird em sua homenagem. Recentemente a revista Rolling Stone elegeu Duane Allman o segundo melhor guitarrista de rock de todos os tempos, atrás apenas de Jimi Hendrix.

Abaixo, um video do clássicaço Live at Filmore, de 1970

Nenhum comentário: