segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Blog on the Top: Atom Heart Mother

Pink Floyd
Atom Heart Mother
(Inglaterra - 1970)
Um dos discos mais emblemáticos do Floyd e uma das capas mais famosas da história do rock, acredite, é motivo de vergonha e arrependimento por parte dos seus autores. Lançado em 1970, chegou rapidamente ao primeiro lugar, mas não agradou à banda.

Para quem não conhece, Atom Heart Mother tem em seu lado A (ou primeira parte, se você tem menos de 30 anos) a faixa título, uma obra épica que contava com coral e orquestra e onde a banda pouco participava. Após 23 minutos, divididos em 6 "movimentos" passava-se ao lado B (ou segunda parte) que tinha um formato mais acessível. If, composição folk de Waters, Summer '68, de Wright, Fat Old Sun, de Gilmour (ponto alto do álbum para este blogueiro), e terminando, Alan's Psychedelic Breakfast, uma peça dividida em 3 partes, onde temas eram tocados em meio à gravações do café da manhã da banda, onde podemos ouvir água fervendo, sucrilhos e ovos fritando.

A capa é considerada uma das mais famosas do Rock. O designer e fotógrafo Storm Thorgerson perguntou sobre o que era o disco e ouviu dos próprios autores que eles não sabiam. Saiu então em uma estrada e fotografou a primeira coisa que viu: a vaca Lulubelle III. Na contracapa, mais 3 vacas. A ideia era compor algo que, assim como a música, não tivesse a ver com nada.

Apesar de hoje ser um dos trabalhos mais incensados da banda, seus integrantes o odeiam. Gilmour disse em 1995 que "o álbum é horrível e nem é ao menos bem gravado". Waters (que não o tocaria nem por um milhão de libras) disse que é "ótimo para ser jogado no lixo e deixado lá para que ninguém escute". Wright considera o ponto mais baixo da carreira da banda.

Pode ser um exagero, talvez trauma de quem teve que excursionar levando um coral e uma orquestra para reproduzir os arranjos, o que com certeza dá trabalho e prejuízo. Eu gosto muito do álbum, da capa, do clima épico e, sobretudo, de saber que houve uma época onde discos progressivos chegavam ao primeiro lugar das paradas!

Aí embaixo uma versão rara de Fat Old Sun. Não tem video, mas este é um blog de música ora bolas!

Nenhum comentário: