quinta-feira, 18 de junho de 2009

Hoje no Rock: Paul McCartney, 67 anos

Goste você ou não, ache pop ou não, baladeiro, meloso, metido a besta, o que seja. Na pior das hipóteses, se James Paul McCartney não tivesse nascido em 18 de junho de 1942, nós teríamos perdido no mínimo 50% da parceria mais criativa do século XX.

Sim, afinal de contas, o próprio Lennon convidou-o a entrar para sua banda, os Quarryman, que se tornou o embrião dos Beatles. Se você prefere o Harrison (como eu), saiba que ele só entrou na trupe porque Sir Paul chamou. Aliás, muita gente credita essa ligação entre Paul e John ao fato de ambos terem perdido suas mães precocemente (a de Paul quando ele tinha 17 anos, de câncer).

Seu pai, Jim, era vendedor de algodão, mas também músico amador. Tocava piano e trompete e passou a estimular Paul a tocar. Começou pelo trompete, mas segundo Macca "era complicado cantar com aquele troço na boca". Bastante perspicaz... Mais tarde, com o crescimento do skiflle (um tipo de folk inglês) seu interesse pela música cresceu e daí pra frente me recuso a contar qualquer história.

Se você ainda tem implicância com ele, saiba que Macca foi o Beatle com a carreira mais prolífica, com 40 álbuns (alguns de música clássica) e uma penca de coletâneas, além de trilhas sonoras. Isso fez dele o músico de maior sucesso em vendagens do último século. Ok, mas você diria que a Ivette Sangalo também vende muito, isso não garante qualidade. Mas aí eu digo, ela não fez parte dos Beatles!

Nos anos 70 Paul botou na estrada os Wings, uma mera banda para acompanhá-lo. Fazia parte sua mulher Linda o que de início foi motivo de muita piada. Mas convenhamos, ela berrava bem melhor que a Yoko. Linda acompanhou o marido até sua morte, em 1998, curiosamente da mesma causa que sua sogra: câncer no seio.

Mas se você agora falou "ah bobão, tinha todas as mulheres que poderia ter e casou com aquela magrela...", saiba que Paul era tido pelo companheiros como lobo em pele de cordeiro. Ele foi o último Beatle a se casar e antes de Linda foi noivo da atriz Jane Asher. Essa garota ganhou músicas como And I Love Her, You Won't See Me, e I'm Looking Through You. Mas romperam o noivado quando ela o pegou com outra na cama. Acontece nas melhores familias...

Paul pagou os pecados no seu mais recente casamento, com a ex-porn star Heather Mills, onde levou um chapéu de couro e perdeu uma nota na separação. Paul deu uma de último a saber e disse que não sabia do passado da ex. Ficou 24 milhões de libras mais pobre (ou menos rico, como queira) e já foi flagrado traçando outra: uma socialite americana (dessa vez ele escolheu uma que já é rica).

Muita gente diz que não gosta do Paul McCartney porque ele não passa de um compositor de baladas fáceis. Também acho! Adoro as baladas I Saw Her Standing There, Back in the USSR e Live and Let Die. Ah, e se eu tivesse um filho, ele dormiria ao som da calmíssima Helter Skelter. Ia acordar ligadão!

Recentemente Paul anda dando uns sinais de caduquice, gravando umas bobagens eletrônicas com o codinome de Firemen e pedindo pra gravar com todo mundo de Bob Dylan a MGMT (erro que já cometeu com Michael Jackson). Já falei e repito, se quiser pode vir gravar com a Mustang! Por outro lado, ninguém pode argumentar que ele pensa em se aposentar, mostrando uma vitalidade de invejar. Recentemente lançou seu canal no iutubiu, com muita coisa interessante.

Bom, se você leu até aqui e ainda tem implicância com esse cara que segundo as más linguas faz a sombrancelha, azar o teu. Mas aposto que você curte (mesmo em segredo) muita coisa dele e, confirmando-se o boato de um show por aqui, vai até pensar em ir (apesar de sua banda atual ser meio fraquinha).

Aí pra vocês o trailer do ótimo DVD triplo The McCartney Years, que cobre toda a carreira solo do cara.



Happy Birthday!

7 comentários:

Danfern disse...

Bacana o texto... apesar de não concordar com algumas partes (ninguém berra melhor que a Yoko! rs)

Mas continuo implicando com ele...tem jeito não! Gosto e implico com o tio Paul na mesma intensidade...

E se ele vier de novo pra cá...vou ter que ir né, fazer o quê... :-P

Vanessa disse...

"Linda acompanhou o marido até sua morte, em 1998, curiosamente da mesma causa que sua sogra: câncer no seio."

Curiosamente não. Simples genética ué. Gosto do Paul, mas ultimamente ele tem me decepcionado. Será que ele aparece por aqui mesmo? Com certeza o ingresso vai custar uma fortuna, e talvez não valha tanto, já que sim, é um ex-beatle, mas não tocando as músicas que o consagraram. Titio Paul está brincando de Rock Band.

Caio Mattos disse...

É, acho que ele tá meio caduco, o processo de separação deve ter queimado neurônios a mais.

Já assisti alguns shows com essa banda e digo, é a mais fraca que ele já teve, carece de personalidade. Mas o repertório está bem Beatle. É o tipo de show que vale pelo currículo.

E você, dona Danielle, não muda né? Eta implicância! Isso pra mim é paixão recolhida!

Danfern disse...

É, não mudo...sou cabeça dura...rs

Mas né recolhida não...

É amor assumido misturado com ódio declarado !

:-P

Anônimo disse...

UM GRANDE ABRAÇO!
COLOQUEI SEU ENDEREÇO NO MEU NOVO BLOG:
gui-divulgacaodeespetaculos.blogspot.com

Caio Mattos disse...

Valeu cara, me inscrevi como seguidor no seu!
abraço

Luciano Ox disse...

Olá caro amigo Caio, excelente blog, Parabéns !