sexta-feira, 9 de abril de 2010

Rock News: Morre Malcolm McLaren, mentor dos Sex Pistols

Malcolm McLaren, ex-empresário e mentor dos Sex Pistols, morreu na manhã desta quinta-feira (8), aos 64 anos, informaram seu agente e sua namorada. Ele sofria de câncer há alguns anos.

O local da morte ainda é incerto. Les Molloy, agente de McLaren, afirmou à Associated Press que o empresário morreu em Nova York. Já Young Kim, a namorada, disse à Reuters que McLaren "faleceu em um hospital da Suíça onde estava sendo tratado de um câncer."

Ainda segundo Kim, ele lutava contra um tipo raro de câncer chamado mesotelioma, que ataca o tecido que protege a maioria dos órgãos internos do corpo humano. "Malcom McLaren foi um homem que mudou o mundo e é uma influência permanente", afirmou Kim.

McLaren empresariou em 1975 a banda The Strand, que depois passaria a se chamar Sex Pistols. Sua esposa na época, a estilista Vivienne Westwood, foi responsável pelo visual punk preconizado pelo grupo. O casal teve um filho, Joseph Corré, co-fundador da famosa marca de roupas íntimas Agent Provocateur. A morte de McLaren ocorre no mesmo dia do aniversário de Westwood.

O corpo do britânico será enterrado nesta sexta em Londres, no cemitério de Highgate, região norte da cidade.

Let it rock e SEX
McLaren começou no universo pop com a loja londrina Let it rock, aberta em parceria com Vivienne em 1971. A marca criava roupas de couro coloridas e, apesar de rapidamente falir, colocou a dupla em contato com novos músicos da época, inclusive dos Estados Unidos.

Durante viagem a Nova York, ele conheceu os membros do Neon Boys (futuro Television) e The New York Dolls, do qual seria empresário logo depois.

Em 1975, de volta ao Reino Unido, McLaren abriu outra loja, SEX, e foi a partir dela que encontrou os músicos da banda que ajudaria a explodir o punk rock no Reino Unido. O empresário esteve ao lado do grupo de 1976 a 1979.

Hip hop e política
Na década de 1980, McLaren foi um dos primeiros a apostar no hip-hop, com seu álbum solo Duck Rock, que teve o hit Buffalo Gals.

O trabalho dessa época influenciou artistas pop da década seguinte. Mariah Carey e Eminem foram alguns dos músicos que utilizaram samples do trabalho solo de McLaren para a construção de alguns de seus sucessos.

Durante os anos seguintes, McLaren se arriscou em diversas vertentes culturais, como as artes plásticas e a produção de filmes e programas de TV. Em 2000, especulou-se que se candidataria à prefeitura de Londres. Sua plataforma de governo incluiria a legalização da prostituição e a venda de álcool em livrarias.
fonte: G1


Não bastassem as mortes dos músicos, agora estão indo os empresários... De qualquer forma, nunca vi mesmo o punk como este movimento politizado que todos pintam. McLaren é a prova disso. Não é a toa que existe o termo "punk de butique".

Nenhum comentário: