quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Blog'n'Roll: A alegria do guitarrista é ver o barracão pegar fogo

Janeiro e fevereiro são, para mim, os dois piores meses do ano. Além do achaque anual (IPVA, IPTU e outros Is) faz um calor saariano e a trilha sonora é a pior possível. A gente tem que aturar axés, pagodes, a nova moda do verão (que pode ser a Dança do Pavão Distraído ou a moda do Baiano Jeitoso) e principalmente a proximidade do carnaval. Isso sem falar na dengue e no Big Brother.

Isso tudo, segundo os gênios da nossa mídia, são fatores que nos definem por brasileiros, características que cada um de nós, nascido entre o Oiapoque e o Chuí, traz indelevelmente em seu DNA.

Acontece que essa tal "brasilidade" é uma das coisas mais idiotas que a nossa mídia inventou. Porra, só porque dei o azar de nascer no Brasil tenho que gostar de praia, samba e mulata? Sou Flamengo sim, mas minha nega é branca pacas e não se chama Tereza. Moro perto da praia mas odeio sol forte e musicalmente... bem, vocês sabem!

Para completar, a semana começou com o incêndio na Cidade do Samba, dando perda total em 2 escolas e deixando a Portela (uma espécie de Rolling Stones do samba) no prejuízo. Até aí, novidade nenhuma. TODO ano um barracão pega fogo! Ano passado aconteceu até numa escola de São Paulo, mostrando que eles imitam as escolas daqui direitinho. Isso sem contar os que lambem em plena avenida, com as labaredas criando belos efeitos especiais, que os comentaristas da Globo saudam como "hollywoodiano". Ou seja, é ponto pacífico que um amontoado de isopor, papel e madeira com eletricidade foram feitos para pegar fogo. E pegam!

Há quem diga que a estrutura da Cidade do Samba é de primeiro mundo. A merda é que a turma que trabalha lá ainda é mambembe. É mais ou menos assim: ao mesmo tempo em que um cara que está de sandálias havaianas com um maçarico sobre um carro alegórico feito de isopor, um outro está do lado com uma lata de solvente. 4, 3, 2, 1 ... Boom!

E não venham me chamar de preconceituoso. Fui criado entre as quadras da Unidos da Tijuca e da Império da Tijuca. Mais tarde fiz material gráfico para o Salgueiro (sou designer) e cansei de ver essas coisas acontecendo. Na verdade, acho um verdadeiro milagre que não tenhamos mais acidentes.

O mais interessante são os desdobramentos. A Prefeitura do Rio vai liberar 3 milhas pras escolas se reerguerem. Nem reclamo, afinal o desfile dá lucro pra cidade. Mas senão vejamos: se um time de futebol tem uma estrutura péssima, pessoal de segunda e é rebaixado, a CBF dá dinheiro pra ele se reerguer? Ah bom, só queria ter certeza.

Aliás, por falar em dinheiro, porque ninguém mais falou do desespero de alguns presidentes de escola para tirar maços e mais maços de dinheiro do barracão que ardia em chamas? Deram a desculpa que pagam em espécie os empregados. Ah sei... Essa coisa que o Beira Mar financia a Grande Rio deve ser fofoca mesmo.

Em outras palavras, é realmente triste que tanta coisa errada, ou no mínimo condenável, continue protegida pelo manto da "festa popular" e da "brasilidade". Quero deixar claro que estes valores não me representam.

Ou seja, mais uma vez teremos nosso carnaval recheado de contraventores, BBBs, modelos e subcelebridades de todo tipo. Prefiro ficar na minha, sem incêndio nenhum, só com este sol de fevereiro me assando os miolos aos poucos.

6 comentários:

Helcio Mattos disse...

Parabéns. Excelente texto. Falou tudo.

Danfern disse...

Engraçado. Acompanhava um blog interessantíssimo, que discutia política, comportamento, literatura...e samba.

Gente que nasceu na "juventude dourada da zona sul" mas que curtia mesmo ir pra Madureira, na quadra da Império Serrano. Ali, todos amavam samba e achavam rock um lixo. Lógico q eu era a chata que dizia "não é bem assim". (confesso que continuava eles achando meio playboys apesar disso, mas isso é outra história..rs)

Só que aquele pessoal defendia uma coisa muito pertinente: eles pregavam árdua e abertamente o fim da Liesa e da participação de bandidos no mundo do samba (os tais "contraventores")...

(como vc muito bem ressaltou, aquela grana que foram livrar do fogo...deve ser limpa mesmo não!)

Enfim, os guris do blogue diziam pra quem quisesse ouvir que a Liesa era corrupta e se tivéssemos um governo sério ela deveria ser afastada da administração do carnaval, do sambódromo.

Daí nesse ponto, eu acho que o teu texto, mesmo sendo excelente, comete um equívoco: iguala carnaval, samba, a bandidagem. A culpa não é do carnaval, não é do samba.

A culpa é da Liesa, dos contraventores, da prefeitura, que se apoderaram do carnaval e do samba que são, sim, representações populares do povo brasileiro (como são o frevo, o maracatu, o boi-bumbá...)


Assim que aconteceu o incêndio, eu comentei com a Zanna no FB exatamente o que vc diz aqui: é OBVIO que aquilo ali é perigoso e pode pegar fogo...Então, cadê o trabalho sério de prevençâo a incêndios? Eu tava apostando que tinha sido tudo feito "nas coxas"...Tragédia anunciada.

E não deu outra: descobriram que os sprinkles não funcionavam (e eu acho que deve ter muito mais coisa errada ali)... Mas CADÊ que se apura quem foram os responsáveis pela omissão CRIMINOSA???? Se isso aqui fosse um país sério, seriam apurados e punidos os responsáveis.

Mas não...Ao contrário, nosso prefeitinho simplesmente dá de "prêmio" grana pra Liesa e pras escolas, pq ele mesmo também é conivente e responsável pelo que aconteceu.

E quem paga a conta? Todos nós.

Eu fico triste porque tem gente ali trabalhando e ganhando a vida honestamente, e que curte mesmo o samba e o carnaval APESAR da bandidagem e corrupção rolando solta. E por sorte, muita sorte, ninguém morreu ou saiu gravemente ferido. Goste-se ou não (LÓGICO que ninguém é obrigado a gostar né..rs)o carnaval traz grana e visibilidade pra cidade, pro estado e pro país.

O samba faz parte da tradição e da cultura brasileiras, não só no Rio, mas também na Bahia.

E aqui lembro dos Novos Baianos, que souberam genialmente misturar samba e rock....dos tropicalistas...e até do Jorge Ben, citado por vc...Sabia que antigamente tinha gente da MPB que fazia passeata contra o rock?

Mas rock (felizmente!) também já faz parte da cultura brasileira... o legal é que no Brasil também em termos musicais "em se plantando tudo dá" - seja qual for o ritmo musical, tem muita gente boa fazendo um som exclente, né?

No mais, longa vida ao Rock´n Roll e ao Samba!

ps. ADOREI a parte do "minha nega é branca pacas e não se chama Teresa" :-P

ps.2. o blogue dos sujeitos era "www.tribuneiros.com", ainda tá online, só não é mais atualizado, mas tem textos interessantes (e polêmicos)...

Caio Mattos disse...

Vamos lá Dan, duas coisas:

Primeiro, eu não igualo o carnaval ou o samba a bandidagem. Mas é inegável que a coisa tá meio intoxicada, concorda? Voce assina embaixo que o resultado de um desfile é minimamente honesto?

Segundo, não ataco o samba. Ataco o axé e essas pragas baianas. O que uma escola de samba tem a ver com samba de verdade?

Estou ciente de todo o preconceito que o rock também sofre. Nao entro nessa onda porque é fruto de ignorância pura e simples. Mesmo que vestida da tal "brasilidade".

Danfern disse...

Bem, vamos lá primo, respondendo às suas perguntas:

1. Sim, a coisa está intoxicada e não é pela metade. Eu mesma comecei o meu comentário ressaltando que o mundo do samba e do carnaval tem problemas sérios, causados por má administração e bandidagem (Liesa, bicheiros e governos juntos).

Só que isto não serve, ao meu ver, para desprezar o carnaval ou o mundo do samba. Muita gente boa que gosta de samba (como os tais Tribuneiros que eu citei) repudia essa intoxicação, não é conivente com ela, denuncia mesmo.

Entendo e respeito que alguém não goste de carnaval nem de samba (eu não gosto de heavy metal e nem de ópera por ex), mas aí me parece mais questão de gosto pessoal, e não de 'nao gosto porque acontece muita coisa errada`.

Por exemplo, já que vc mesmo mencionou o futebol: também não é um mundo perfeito, tem exemplos de irregularidades e corrupção às pencas, desde gatos, juizes ladroes, dopping, decisões políticas escusas, roubalheiras mil de dirigentes...copa de 2014 aí, fazendo a alegria de empreiteiras e governos corruptos...ah, e as mortes causadas por torcidas organizadas... E nem é só no Brasil não - as máfias italiana e russa usam o futebol pra lavagem de dinheiro...e tem tb os hooligans ingleses, o racismo no futebol europeu...

Mas, assim como no caso do samba/carnaval, APESAR dessa sujeirada toda, muita gente adora futebol - por puro gosto pessoal, assim como tem gente que detesta também por gosto pessoal.

Acho que seria injusto dizer que os amantes do futebol (como os do samba) 'compactuam com tanta coisa errada, ou no mínimo condenável`, protegidos pelo manto de paixão pelo futebol...

Quanto ao resultado dos desfiles - isso é muito criticado por gente do mundo do carnaval e do samba, coisas como critérios de apuração e mesmo a escolha dos jurados...tem muita coisa questionável ali sim. Aliás, Jogos e competições de futebol também tem problemas semelhantes - combinaçoes de resultados, subornos, lances polemicos, doppings..até em copa do mundo teve disso.

Mas tem outra coisa também, fora a sujeira: torcer por escola de samba envolve paixão muito semelhante a time de futebol... As pessoas torcem, se emocionam, ficam felizes ou tristes de acordo com o resultado da sua escola de samba ou do seu time de futebol.

Enfim, pra mim é questão de saber separar as coisas: samba/carnaval e futebol tem seu valor, que não deve ser desprezado pelo fato de ambos também terem inúmeros problemas que tem que ser denunciados, discutidos e resolvidos,

E sempre vai ter quem goste de ambos, deteste ambos,ou goste de um ou de outro, por razões puramente de gosto pessoal. Não há 'mídia' que mude isso.

(continua)

Danfern disse...

(continuação)

2. 'O que uma escola de samba tem a ver com samba de verdade?'. Olha, acho que nem todos os baluartes do samba juntos, vivos e mortos, saberiam definir o que é esse 'samba de verdade` que vc falou.

Mas como sou cara de pau e chata mesmo, ouso dizer que escola de samba tem TUDO a ver com samba. As escolas de samba foram criadas pelos sambistas pra tentar dar mais reconhecimento ao samba, aquela ideia de 'uniao faz a força`...Afinal o samba era muito discriminado no inicio do seculo XX (não só o rock foi injustiçado por aqui). Gente como Cartola, Paulo da Portela e Nelson Cavaquinho criaram e difundiram as escolas de samba.

Assim como o rock, o samba possui varias vertentes, dentre elas o samba-enredo, marchinhas, samba-canção, pagode, partido-alto…até em samba-rock já se falou, por Jackson do Pandeiro, numa música chamada “Chiclete com Banana” (que veio a virar nome de banda de axé…e hoje em dia nem sei mais se isso seria algum demérito). Pra mim tudo isso é samba, sem purismos ou radicalismos.

Eu mesma não curto muito desfiles e acho os samba-enredo meio chatinhos. Mas há sambas enredo lindíssimos. Vc pode dizer que o carnaval das escolas de samba hoje em dia é muito comercial, e até concordo, os próprios sambas enredo hoje em dia seguem mais razões mercadológicas (os tais patrocinadores) do que melódicas. Mas ainda assim de vez em quando aparecem boas canções nesse estilo. E muita gente ainda torce e vibra por suas escolas, muita gente ainda ama carnaval apesar disso…aquela historia de paixão dos torcedores, onde eu acho que samba e futebol muito se assemelham. Aliás, nos tempos de hoje o futebol dito ‘profissional’ também tem sido muito guiado por dinheiro, não é?

E ainda lembrando do bom e velho rock – pra mim bandas como Rolling Stones e Kiss só se mantem na ativa por dinheiro e não por paixão à arte, o mesmo vale pra coisas medonhas como a volta do Queen. Mas acontece, dá pra gostar delas assim mesmo, com ressalvas pra coisas com as quais não se concorda....Mais uma vez, questão de gosto pessoal…

3. Pra quase fechar, samba e rock já sofreram no passado muito preconceito no Brasil. Samba já foi considerado reunião criminosa e coisa de favelado e rock coisa de arruaceiro e imperialista malvado. Hoje felizmente é diferente. Ninguem é obrigado a gostar de nada, não tem certo e errado. Eu só sei que acho lindo mesmo é o David Byrne, ex-Talking Heads (adoro Psycho Killer ! rs) , egresso do rock fazer loas a Tom Ze, Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira… Música, tudo é música.

4. E pra fechar mesmo - apesar das nossas discordâncias (e da minha chatice), não me odeie, tá? Gosto muito do que leio e ouço por aqui ☺

Zanna disse...

Caramba! Ok, Danfern...que escola vc vai sair? hehehehehe