domingo, 14 de fevereiro de 2010

Rock Fantasy: Fish

Nascido na Escócia como Derek William Dick, nosso personagem de hoje ficou mundialmente conhecido pelo apelido de Fish, e foi o primeiro vocalista da banda progressiva inglesa Marillion. Antes disso, trabalhava basicamente como jardineiro, até ser aceito na banda em 1981.

Dono de um estilo muitas vezes associado ao nosso personagem de ontem, Peter Gabriel, Fish também era obcecado pela performance teatral no palco, mas com mais ênfase na maquiagem do que em fantasias completas. Além disso representava as músicas, quase sempre com temática intimista e obscura.

Assim como Peter Gabriel também, Fish ficou a frente do Marillion por pouco tempo, entre 81 e 88, partindo para uma prolífica carreira solo. Outro ponto em comum é o fato de boa parte dos fãs da banda preferirem seu estilo ao do seu sucessor, no caso Steve Hogarth. Eu sou um destes fãs. Fish pode ter menos técnica que Steve, mas possuía a alma do Marillion, que ficou meio insossa com Hogarth e sua carinha bonita.

Com tanta coisa em comum, naturalmente há quem diga que Fish se inspirou muito em Peter Gabriel. Eu sou um destes também! O estilo deles é bastante parecido, assim como timbre vocal, mas daí dizer que Fish imitava Gabriel, vai uma boa distância.


Um comentário:

RICARDO MANN disse...

Aháá!! Mais uma "viúva" do Fish. Eu pessoalmente gosto tanto de um vocalista quanto outro. A carreira do Marillion sem o Fish não é nada insossa. O Hogarth também tem muita emoção...A carreira solo do Fish é que é terrível (tirando o primeiro disco)!
Quanto ao estilo vocal, o Fish fazia uma mistura do Peter Gabriel com o Peter Hammill (do Van der Graaf).