terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Review: Paul McCartney, Good Evening New York City

Gravado entre os dias 17 e 21 de julho de 2009, Good Evening New York City traz o velho Macca em material ao vivo, com grande qualidade neste álbum duplo. Para isso, Paul contou com a ajuda de Geoff Emerick, engenheiro de som e velho companheiro da época dos Beatles.

Também relacionado aos Fab Four está o tema deste show, que foi a inauguração do Citi Field, antigo Shea Stadium que os caras inauguraram nos anos 60, assunto já tratado por aqui. Mas os tempos mudaram muito e com eles as técnicas e equipamentos relacionados a um show.

Quando a gente ouve um cara com uma discografia tão extensa, fica difícil encontrar uma novidade. Quando avalio um CD, procuro comparar com um anterior e nesse caso elegi o Paul is Live, ótimo registro de 1991. Relacionado a este disco, gostei mais do atual, com uma obra mais completa e, por consequência, mais beatlemaníaca. Das 33 faixas, nada menos que 21 são dos Beatles, contando aí homenagens a Harrison (Something) e Lennon (Give Peace a Chance).

Mas ai a coisa fica meio paradoxal. A gente quer novidade ou quer ouvir as velhas conhecidas? As novidades são as do CD Memory Almost Full, como Dance Tonight e Only Mama Knows, diferindo do já citado Paul Is Live, que era um registro da turne do album Off The Ground, com várias músicas deste disco.

A sensação que fica é de um Live com clima de retrospectiva, com um ar nostalgico. O ponto negativo para mim é a banda que o acompanha. Apesar de muitos acharam a melhor que ele já teve, como músico eu acho que ela carece de personalidade. É só lembrar que pouco tempo atrás Paul tocava com ninguém menos que David Gilmour e Ian Paice. Ok, era apenas uma turnê especial (Run Devil Run), mas poderia ao menos manter o nível.

No geral, um bom registro ao vivo, que na caixa original inclui, além dos 2 CDs, um DVD. Este será provavelmente o último do velho Macca, num show com clima de fim de carreira. Mas não estamos falando de uma carreira qualquer né?


2 comentários:

Luciano Ox disse...

Impressionante o velho Macca !!! Ao mesmo tempo que escrevo estas palavras estou ouvindo este maravilhoso show. Já ouvi muitas vezes o Paul is Live, mas sem duvida este também me agradou muito por ter muitas musicas dos beatles. Outro q tb gosto é o Back in the U.S. e The Space Within. Live in Red Square não gostei muito do DVD.

Caio Mattos disse...

Gosto muito do Paul Is Live e realmente não gostei do Red Square. Como falei, o ponto baixo pra mim é a banda que o acompanha hoje.