sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Review: John, por Cinthya Lennon

Sempre digo que é muito importante separarmos o autor de sua obra, para que qualquer análise aconteça de forma minimamente isenta. Claro que tudo que um artista vive acaba refletindo em sua obra, mas há casos em que o que vemos é justamente o oposto. É o caso de John Lennon, um dos mais incensados ícones do rock. Falar mal dele aqui é certeza de emails mal criados e comentários amargos no blog. A essas pessoas, não recomendo o livro em questão.

O fato é que nós nos acostumamos a conhecer a história de Lennon a partir da versão contada por sua segunda esposa, Yoko Ono. Pela primeira vez, Cinthya resolveu abrir seu baú de memórias e expor o lado humano da lenda. E isso com certeza poderá chocar alguns fãs mais xiitas. Sempre tida como a "namorada adolescente", Cinthya mostra que ela viveu o auge da beatlemania e pagou o preço por ter sido namorada e esposa de John. Aliás, conta como Brian Epstein a aconselhou a esconder-se, alegando que seria melhor para a imagem da banda se todos fossem solteiros.

O baú também expoe o lado instável de John, que oscilava entre momentos carinhosos e violentos, tendo chegado a agredir Cinthya fisicamente. Escancara também sua relação com a família, sobretudo com Tia Mimi e sua criação autoritária. Os Beatles tem destaque no livro, assim como a relação entre John e Paul, descrita por ela como muito próxima, mesmo depois do fim da banda.

Claro que o destaque é para o fim do seu casamento e o envolvimento de John com Yoko e todos os problemas gerados por isso. Um lado pouco nobre de Yoko também é exposto, o que vai gerar a ira de alguns e júbilo de outros. Julian também recebe atenção especial, assim como Sean, May Pang e os anos seguintes à morte de John. Aliás, vem de Julian uma das frases mais marcantes do livro, quando ele pergunta a mãe "por que papai pede que as pessoas vivam em paz e é tão violento comigo?".

O fato é que é obra indispensável, simplesmente por ser um lado da história que até então não havia sido ouvido. Yoko Ono promete para breve sua versão da história. Será que um dia teremos uma versão definitiva? Duvido. Lennon deixou de ser uma história e passou a ser simplesmente uma lenda.

2 comentários:

Zanna disse...

Separa ele na estante pra mim?

bjus

Caio Mattos disse...

Já está!