quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Blog'n'Roll: Luz de Vela

Quando eu cheguei em casa
Estava tudo no escuro
Porque não tinha energia
Pra acender a luz.

Eu sei que você pode ter passado por isso ontem, ou deve estar pensando que foi o meu caso...

Mas na verdade essa é a estrofe inicial de Luz de Vela, música da genial banda progressiva nacional O Terço, formada no Rio no final dos anos 60 e que teve em suas linhas gente do calibre de Sergio Hinds, Flavio Venturini e Vinicius Cantuária.


Essa é uma das minhas favoritas deles e fala justamente do que é óbvio: a necessidade que o homem moderno tem pela eletricidade como um todo. Só para não ir longe, se não fosse a eletricidade, eu não estaria escrevendo essas linhas e você nunca as leria.

Mas para mim falta de luz é também momento criativo. É quando aproveito para pegar o violão (ou o uke, ou o bandolim) e começar a arranhar algo novo. Ou até mesmo a relembrar alguma canção antiga. Muitas das minhas músicas saíram com a ajuda da Ampla. Ontem, a turma de Itaipu não deu sorte e não rolou nenhuma melodia nova, mas aproveitei para trocar as cordas do bandolim sob a tal luz de vela.

E vai ser baseado nesse som acústico que meu próximo trabalho será formado. Como já falei no post de aniversário do blog, aguardem novidades porque vem coisa diferente por aí. Se vocês vão gostar... bem espero!

Voltando ao O Terço, taí pra vocês o som Luz de Vela, que está no disco Criaturas da Noite. Recomendo, com ou sem luz!

4 comentários:

RICARDO MANN disse...

Estou ansioso por ouvir os novos sons acústicos. Devem ser eletrizantes...

Cata Manso disse...

Poxa, que legaal! Realmente, o escuro é inspirador. E será que é só no escuro inesperado que paramos para fazer coisas que deixamos pra fazer depois quando há presença de luz?

Zanna disse...

" É no escuro que meus sonhos vem"

Curiosíssima e com as mãos coçando pelo o novo trabalho!

:P

Luciano disse...

Eu tb estou curioso pelo teu novo trabalho. Bah, tenho 2 LPs " O Terço ", mas não tenho Luz de Vela. Valeu. Abraços brother !