quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Hoje no Rock: Unfinished Music #1 - Two Virgins

Já escrevi aqui que, dos 4 Beatles, curiosamente John Lennon teve a carreira solo de menor sucesso, chegando apenas uma vez no topo das paradas com o álbum Imagine. Por outro lado, manteve-se em evidência, graças às polêmicas em que esteve envolvido.

Depois de mandar a família real chacoalhar as jóias e dizer que era mais popular que Cristo, em 11/11/68 ele lançou, junto com Yoko Ono o LP Unfinished Music #1 - Two Virgins, o famoso álbum onde os dois apareciam como vieram ao mundo na capa.

Segundo John, a idéia era simbolizar duas pessoas inocentes em um mundo cheio de maldade e malícia, uma analogia com Adão e Eva. Para ele, não havia nada de obceno na capa, apenas 2 viciados em drogas acima do peso.

As gravações não eram nada além de uma noite de experimentações (musicais, entre outras coisas) no estúdio de Lennon na companhia de Yoko, onde ele tocava uma série de instrumentos sobre loops gravados previamente. Junte a isso os sensacionais improvisos vocais de Yoko e você terá o LP.

Desnecessário dizer que a capa foi censurada nos EUA, tendo sido improvisado um envelope pardo para ela. Mesmo assim o álbum alcançou o 124º lugar nas paradas americanas. Na Inglaterra ele nunca chegou a ser ranqueado (especula-se que apenas 5000 foram prensados na terra da rainha).

Two Virgins foi o segundo álbum lançado pela Apple Records (o primeiro foi Wonderwall Music, do Harrison) e foi relançado em 1997 por Yoko Ono contendo uma faixa extra, Remember Love, originalmente seu lado B para o compacto Give Peace a Chance.

Eu já ouvi e bem... é por sua conta e risco, taí o link. Aliás, esse foi brabo de achar! Vale pela curiosidade e pelo valor histórico do álbum.

2 comentários:

Zanna disse...

Quero ouvir tbm!:P

Anônimo disse...

ah, eu gosto bastante desse disco. É porque música experimental sempre me chamou atenção, e eu gostei do disco. Pra quem gosta da disco experimental e avant-garde, ta aí.