terça-feira, 12 de maio de 2009

Hoje no Rock: See Emily Play e Whiter Shade of Pale

Fazem aniversário hoje 2 grandes sucessos do final dos anos 60. No mesmo dia 12 de maio de 1967, o Pink Floyd, então com Syd Barret nos vocais, apresentava See Emily Play, enquanto o Procol Harum de Gary Brooker lançava o megahit Whiter Shade of Pale.

See Emily Play na verdade nasceu com o nome de Free Games for May, e foi tocada ao vivo pela banda pela primeira vez em 12 de maio de 67 no Queen Elizabeth Hall. A gravação oficial foi realizada alguns dias depois, em 23 de maio, mas a edição não ficou como Barret gostaria.

A letra, segundo Syd, conta a história de uma garota que ele teria visto dormindo numa floresta durante uma viagem de ácido. O próprio Syd desmentiu essa versão mais tarde. Há quem diga que a verdadeira Emily seria Emily Young, conhecida como "Psychedelic Schoolgirl" no UFO Club. O apelido diz tudo.

Para a gravação, a guitarra slide foi gravada com um isqueiro Zippo e a capa do compacto (que trazia Scarecrow no lado B) foi desenhada pelo próprio Barret. Seria uma de suas últimas criações na banda, ja que logo depois ele seria retirado devido ao seu pesado envolvimento com drogas lisérgicas. No clip da música, Gilmour (recém chegado) e Wright dublam os vocais.



Whiter Shade of Pale, do Procol Harum foi realmente lançada em 12 de maio de 1967. Grande sucesso da banda de Gary Brooker, ela foi considerada recentemente a música mais tocada em locais públicos da Inglaterra, desbancando Beatles, Stones, Queen e o próprio Pink Floyd.

A música é cercada de mistério, a começar pela letra com contornos surreais. O autor da letra, Keith Reid, costumava dizer que ela era sobre um cenário, relacionamentos, viagens... mas sem ser muito objetivo. Há também influências do cinema francês, mas nada conclusivo.

Mas, independente da letra, a música é mais lembrada por sua linha melódica, inspirada em uma obra de Sebastian Bach. É tão marcante que gerou uma briga judicial entre Brooker e o organista Matthew Fischer, onde o segundo reivindicava a co-autoria da canção, por julgar a linha do órgão Hammond o elemento mais marcante da música. Brigou e levou, em 2006, o direito de ficar com 40% dos lucros de Whiter Shade of Pale.

Aí embaixo, o clip dela, direto do túnel do tempo!

Nenhum comentário: