segunda-feira, 4 de maio de 2009

Hoje no Rock: CSNY - Ohio

Em 4 de maio de 1970 um protesto contra a guerra do Vietnam, na Universidade de Kent, foi duramente abafado pela Guarda Nacional de Ohio, resultando na morte de 4 estudantes. O episódio logo ganhou as páginas dos jornais e revistas de todo o mundo.

Neil Young, que nessa época participava do Crosby Stills and Nash (e Young!), viu as reportagens e ficou chocado com a violência com que o protesto havia sido reprimido. Da sua indignação surgiu o verso Four dead in Ohio, em uma das suas mais contundentes composições.

Tão contundente que ele nomeia o presidente americano como culpado pelas mortes, com todas as letras, no verso "Tin soldiers and Nixon coming". David Crosby chegou a declarar que essa foi a "atitude mais corajosa que ele já havia visto". Claro que o governo americano não gostou muito e a música foi banida, mas várias rádios universitárias e alternativas continuaram tocando Ohio, o que a tornou um hino do movimento pacifista nos anos 70.

Originalmente, ela foi lançada no compacto que tinha também Find The Cost of Freedom. Depois apareceu em várias compilações e registros ao vivo, mas apesar de ser uma composição originalmente do CSNY, sempre foi mais associada ao espírito rebelde de Young.

Nenhum comentário: