segunda-feira, 4 de maio de 2009

Rock News: Cat Stevens acusa Coldplay de plágio pela mesma música que Joe Satriani

Depois de uma disputa jurídica com o guitarrista americano Joe Satriani, que acusou o Coldplay de ter usado trechos originais da sua música “If I could fly” (de 2004) em “Viva la vida” (de 2008), é a vez do cantor Yusuf Islam acusar a banda inglesa de plágio – pela mesma música. Islam ficou famoso na década de 70 sob o nome de Cat Stevens.

Em entrevista ao tabloide britânico “The Sun”, Islam disse que “houve uma disputa para saber se o Coldplay estava roubando uma melodia do Joe Satriani, mas, se você for ouvir a música, vai perceber que na verdade, a melodia é minha, é a (canção) ‘Foreigner suite’”.

A música a que Islam se refere tem 18 minutos e ocupa todo o lado A do disco “Foreigner”, de 1973, que ficou em terceiro lugar nas paradas dos EUA e do Reino Unido. Islam ainda não declarou se vai tomar medidas legais contra o Coldplay, mas ele já tem um histórico de plágios: a banda Flaming Lips concordou em dividir os créditos de composição da música “Fight test” depois de o cantor ter apontado as semelhanças com “Father & son”, sucesso seu de 1970.
fonte: G1


Comecei a ouvir Foreigner Suite meio descrente, afinal é uma obra com mais de 20 minutos. Mas lá no final me lembrei que ela tem um tema que realmente possui uma melodia muito parecida. Mas Yusuf nem precisava falar de Foreigner Suite. Esse tal tema está no seu último disco, An Another Cup, com o nome de Heaven / Where True Love Goes. Aí realmente tem a ver.

Mas a semelhança com o arranjo do Satriani é muito maior. De qualquer forma, parece um efeito plágio em cascata. Isso existe? Ladrão que rouba ladrão tem 100 anos de prisão? Clique no link e tire suas conclusões.

Nenhum comentário: