terça-feira, 28 de abril de 2009

Rock News: MGMT obriga partido de Nicolas Sarkozy a pagar por uso indevido de música

O grupo de rock MGMT anunciou que chegou a um acordo com a União por um Movimento Popular (UMP), partido do presidente francês, Nicolas Sarkozy, depois de ameaçar processá-lo pelo uso indevido da música "Kids". Curiosamente, o partido é um ferrenho defensor de punições mais rigorosas à pirataria e ao download ilegal de músicas, mas não pediu autorização aos neo-hippies Ben Goldwasser e Andrew VanWyngarden (os homens por trás da sigla MGMT) para usar sua canção em um congresso e na trilha sonora de dois vídeos postados no site oficial da UMP.

"Normalmente o MGMT não mistura música e política, mas o fato de que a UMP usou nossa canção sem permissão, enquanto simultaneamente lidera uma política antipirataria nos pareceu um tanto inapropriado", disse a dupla, em nota, há cerca de um mês.

Sarkozy concordou em pagar uma quantia (não divulgada) ao MGMT, donos de um dos hits de 2008, "Time to pretend". Os músicos, porém, fizeram questão de dizer que a ameaça de processo ao partido do presidente francês não significa que eles compartilhem a visão punitiva em relação ao download de músicas.

"Acreditamos que o acesso à música beneficia tanto artistas como os fãs, e sem dúvida nos ajudou a divulgar nosso trabalho ao redor do mundo. Não queríamos ser o 'americano típico' e sair processando, apesar dos maravilhosos benefícios financeiros e dos casacos de chinchila que isso nos traria", explicaram, debochadamente.

Com o dinheiro que receberão do partido francês, pretendem ajudar a própria classe.

"Vamos usar o montante cedido pelo UMP como doação para organizações pró-direitos dos artistas. Obrigado, França, pela ótima comida. C'est bon", disseram.

O MGMT lançou seu primeiro disco, "Oracular spetacular", em outubro de 2007. Rapidamente, fizeram sucesso com letras e instrumentação eletrônico-psicodélicas de suas músicas. A banda participou da edição de 2008 do Tim Festival e atualmente prepara seu segundo álbum.
fonte: O Globo


É isso aí seu Sarkozy, faça o que eu digo mas não faça o que eu faço. O que mais me irrita nessa pendenga dos cães de guarda engravatados contra o download de música é a hipocrisia com que agem e falam aos meios de comunicação, estes, quase sempre coniventes.

Tapa com luva de pelica, e muito bem dado!

Nenhum comentário: