sexta-feira, 24 de abril de 2009

Hoje no Rock: Tom Petty - Full Moon Fever

Há exatos 20 anos era lançado Full Moon Fever, o primeiro trabalho solo do americano Tom Petty. Lembro de, no já distante ano de 1989, ter comprado o vinil (que tenho até hoje) após ter ouvido e adorado o primeiro lançamento de uma super banda: os Traveling Wilburys.

É até estranho chamar esse ótimo disco de solo, já que nele participam membros dos Heartbreakers, banda que já acompanhava Petty antes. O estilo também é próximo do que ele já fazia mas com um algo mais.

O álbum surgiu após a criação dos Wilburys, banda que reunia ainda George Harrison, Bob Dylan, Jeff Lynne e Roy Orbison. Estão nele parcerias nas composições entre Petty e Lynne, que também produziu Full Moon. Além disso, eles já haviam encontrado-se nas gravações do álbum Cloud Nine, de George Harrison e no single You Got It, de Roy Orbison. Como retribuição, participam na produção e backing vocals do Full Moon Fever. Participou também o baterista Jim Keltner e o guitarrista Mark Campbell.

Em Full Moon Fever estão clássicos como Wont Back Down, A Face in the Crown, Free Fallin' e Running Down a Dream além do cover dos Byrds I Feel a Whole Lot Better. O acento sulista está presente como sempre assim como no trabalho com os Wilburys, mas sem o ônus de ser um coadjuvante de Harrison e Dylan. A mistura entre o rock e o folk, com tempero contry é muito bem feita e a audição acontece sem a gente nem perceber.

Mesmo completando 20 anos, Full Moon Fever continua sendo um dos meus discos favoritos e ao meu ver, traz um Tom Petty no auge da forma, superior até mesmo aos seus trabalhos com os Heartbreakers. Obrigatório!

Nenhum comentário: