sexta-feira, 6 de março de 2009

Hoje no Rock: David Gilmour, 63 anos

Guitarristas velocistas, extremamente técnicos, debulhadores de notas, daqueles que tocam várias ao mesmo tempo, simplesmente porque não sabem qual é a certa, nunca tiveram vez comigo. Prefiro os elegantes, econômicos e cheios de feeling como os mestres bluseiros e esse senhor chamado David Jon Gilmour.


Apesar de ter despontado no Pink Floyd, ele não é um membro fundador. Ganhou destaque apenas depois da saída de Syd Barret. Já nos anos 80, com a virtual separação da banda, Gilmour segurou as pontas e assumiu a liderança, mudando a direção das composições. Segundo ele, as letras de Waters eram muito longas, fazendo com que a música fosse um mero suporte para as palavras. A partir de Momentary Lapse of Reason, a banda voltou a dar mais importância ao instrumental.

Além de guitarrista, David foi produtor de nomes como Pete Townshend, Supertramp, Paul McCartney e Dream Academy entre outros. Sua carreira solo já envolve 6 lançamentos de inéditas, sendo o mais recente o belíssimo On a Island que gerou ainda o ao vivo Live At Gdansk, de 2008. Essa turnê está no DVD Remember That Night, que já mostrei aqui no nosso Experience.

Filho de pais professores (seu pai ensinava Zoologia em Cambridge), Gilmour sempre disse que sua educação havia sido péssima. Mas isso não o impediu de estudar violão clássico e, a exemplo de Bruce Dickinson, ser piloto civil nas horas de folga. O hobby cresceu tanto que virou uma companhia aérea, a Intrepid Aviation, que reuniu um grande número de aeronaves históricas. Entretanto, David preferiu vendê-la, jé que havia se tornado um negócio sério demais para um hobby. Hoje ele tem apenas um velho biplano que pilota para se divertir.

Pai de 8 filhos em 2 casamentos, Gilmour participa de várias ações humanitárias além de entidades como o Green Peace e Anistia Internacional.

Um senhor de 63 anos, culto e elegante, como todos os seus solos! Aí embaixo pra vocês, The Fat Old Sun, na turne Remember That Night, de 2006.



Um comentário:

Zana Queiroz disse...

hahahaha falar de David Gilmor e The fat old sun... é algo muito suspeito pra mim...A única coisa que posso dizer é que...
DAVID GILMOR DÁ UM CALDO AINDA HEIN!!!!AHHAHAHAHAHHA

obs: Putz adorei o super trunfo!!! kkkkkkkk..só vc mesmo Caio... cheio das criatividades!

:P