sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Rock com Pipoca: Yusuf's Cafe Session

Sempre me referia a Yusuf Islam como Cat Stevens[bb], seu nome artístico original até o final dos anos 70, quando abandonou os palcos para dedicar-se ao Islã. Para mim tratava-se da mesma pessoa e pronto, um novo nome parecia apenas uma forma de distinguir as diferentes fases de uma carreira. Mas depois de assistir ao DVD Yusuf's Café, mudei de opinião.

Mudei porque apesar de suas músicas ainda terem uma sonoridade semelhante, sua postura mudou completamente. Seja pela maturidade de um senhor com quase 60 anos ou pela serenidade espiritual encontrada, Yusuf passa uma sinceridade incrível naquilo que compõe e toca.

O DVD traz um pocket show gravado pela BBC em 2006, incluindo as novas canções do álbum Another Cup e velhos sucessos, como The Wind, Father and Son e Wild World. Mas, assim como em Magikat, o ponto alto são os (muitos) extras, incluindo uma longa entrevista onde ele conta sua história como músico, sua conversão ao Islã e sua volta aos palcos. Inclui também clips do novo CD, além de material antigo e inédito do começo de sua carreira.

Voltando ao show, a influência muçulmana é nítida não apenas na decoração e no cenário, mas também em muitos arranjos, mas perfeitamente permeada pelo violão e pela voz característica.
Está lá também Alun Davies, companheiro dos anos 70, no violão. Nada sobra e a sensação que fica é de 'quero mais' no final do show de apenas uma hora.

Recomendado a todos, especialmente aos amantes do bom folk rock. Ótimo post para começar o novo ano! Abaixo, Father and Son.




2 comentários:

Anônimo disse...

Caio, conheci seu blog hoje. Muito bom. Parabéns. Serei frequentador. Espero que mantenha a boa qualidade.

Caio Mattos disse...

Valeu Danilo, apareça sempre!
A qualidade a gente tenta manter sempre alta, evoluindo dia a dia.

Abraço e valeu pela visita!