sábado, 17 de janeiro de 2009

Rock com Pipoca: REM - When The Light is Mine

Quando falo em REM como uma das minhas maiores influências, não falo no REM conhecido do grande público, pós Losing My Religion. Refiro-me ao REM dos anos 80, precisamente até 87, época da gravadora IRS, famosa por trabalhar com bandas alternativas. Quando comecei a assistir o DVD When The Light is Mine, foi como se voltasse aos dias em que comecei a tocar violão e guitarra.

Ele abrange justamente esse período inicial da banda, os anos de rádios universitárias e circuitos underground, mas já mostrando a qualidade que acompanhou a banda por toda sua trajetória.

O DVD traz clips e vídeos de apresentações em shows e programas de TV da época, com destaque para o álbum Reckoning de 1984, mas abrange até o Document (1987) que tem os sucessos The One I Love, The Finest Worksong e a clássica Its The End Of The World As We Know It. Depois disso, a Warner assinou com os caras e aí vocês já sabem...

O fato é que este DVD é um ótimo registro sobre a primeira fase da banda. Se você tiver esse e mais o Tourfilm (ao vivo de 1990) terá o material essencial deste período, na minha opinião, o melhor da banda.

O DVD traz também extras com entrevistas e versões acústicas de algumas músicas. Mas é justamente aí que está o ponto negativo: acontece que não há legendas. Até mesmo para quem tem um inglês razoável, é complicado entender o sotaque sulista dos rapazes da Georgia. Só não leva avaliação máxima desta coluna por isso.

Aí embaixo pra vocês, a melhor sequência do DVD, intitulada Left of Reckoning, com várias músicas deste álbum num curta metragem dirigido pelo diretor Jim Herbert.




Nenhum comentário: