quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Hoje no Rock: Morre John Bonham

Como todo mundo deve estar careca de saber, hoje fazem 28 anos que John Henry Bonham, baterista original do Led Zeppelin[bb] morreu depois de misturar meras 40 doses de vodka com sabe-se lá o que. Para saber mais sobre Bonzo, sua vida e sua morte, clique aqui e veja o meu post anterior.

Mas o que a imprensa vem publicando nesses últimos dias certamente faria Bonham dar bicicletas na tumba. Depois de um rápido retorno para show beneficentes, os boatos sobre uma turnê mundial começaram a aparecer, como era de se esperar.

Inicialmente, o baterista seria Jason Bonham, filho do cara, mas o problema não está aí. Quem anda fazendo doce é Robert Plant, que no momento está no meio de uma turnê com a cantora brega-country americana Alisson Krauss (foto ao lado) e, segundo ele mesmo, não há chance de turnê com o Zep. Assunto encerrado? De forma alguma! Os remanescentes originais (John Paul Jones e Jimmy Page) estariam ensaiando (junto com Jason Bonham) com um vocalista contratado.

Segundo a imprensa inglesa (pouco confiável, eu sei) eles teriam dado um ultimato a Plant, que se ele não quisesse, a turnê aconteceria de qualquer maneira, mas com outro vocalista. Se fosse outra banda, não seria nenhuma surpresa. Mas o Led sempre manteve a coerência em torno do pacto firmado na morte de John Bonham, de que a banda não tocaria mais, em respeito à formação original. Depois disso, Plant e Page já fizeram turnê juntos, mas sem usar o nome Led Zeppelin (No Quarter) e recentemente, voltaram a ativa com Jason Bonham e a volta de John Paul Jones ao baixo, o que me parece perfeitamente compreensível.

Mas voltar à estrada, simplesmente defenestrando Robert Plant, seria jogar fora junto toda a coerência que marcou o Led nesses 28 anos da morte de John Bonham. É declarar publicamente que a volta é apenas por grana (o que não falta pra nenhum deles) e, no caso de Plant, pelo mesmo motivo, já que está ganhando um bom com Alisson Krauss.

Particularmente não acredito nessa "volta" parcial. Acho que antes de ser verdade, é possível que não passe de sensacionalismo ou uma pequena chantagem emocional dos integrantes originais. De todas as voltas anunciadas, apenas duas seriam bem vindas: o Zep e o Pink Floyd. Com a morte de Rick Writght, o PF já é carta fora do baralho. Ao Zeppelin, esperamos que não seja uma volta mercenária como a que se anuncia. Aí sim teríamos um Zeppelin de chumbo.

2 comentários:

Love me 2Times disse...

bem lembrado... "Bonzo" era fodástico

Anônimo disse...

Realmente....com uma volta dessas é melhor ficar ouvindo os disquinhos... Led sem Plant é o mesmo que Queen sem Freddie - não dá!!!

Mas já que parece que eles "fizeram as pazes"...rs...como vc disse, vamos esperar pra ver no que vai dar...

Eu pelo menos já me dou por satisfeita de ter visto a dupla dinâmica em 96.... acho que foi o melhor show que assisti até hj! (talvez por ter sido um dos primeiros...? acho q não!) :-P