terça-feira, 1 de janeiro de 2008

Hoje no Rock - Beatles - Decca Tapes

O Reveillon de 1962 foi de trabalho e muita esperança para os Beatles. Seu novo empresário Brian Epstein conseguira dias antes uma audiência para eles na Decca Records, conhecida por ser o selo favorito do rock’n’roll britânico. Foram gravadas 15 músicas, todas covers de antigos sucessos que eles já tocavam há muito tempo, nas espeluncas de Hamburgo e Liverpool. São as famosas “Decca Tapes”.

Muito esforço por nada, afinal o diretor da gravadora, Dick Rowe, não ficou muito impressionado com o som deles dizendo que “bandas com guitarras estavam saindo de moda”...
Hoje sabemos o tamanho da idiotice que ele cometeu. Mas mesmo a Decca, não demorou para cobrar de Dick por sua decisão equivocada: dentro de poucos meses os Beatles assinaram com a EMI-Parlophone e estouraram em todo o Reino Unido. Sua cabeça então ficou a prêmio.

Diz a lenda que Dick teria ligado pouco tempo depois para Ringo, pedindo a ele uma dica de uma boa banda, afinal ele precisava lançar alguém para contra balancear o impacto dos Beatles. Ringo teria lhe dado então, o telefone de Mick Jagger. Coincidência ou não, logo os Stones assinaram com a Decca...


Sobre as músicas, eu acho incrível a qualidade sonora, levando em conta que foram gravadas ao vivo, sem nenhum tipo de edição ou overdub. Outra coisa que acho interessante é o fato de John só ter cantado 3 músicas enquanto Paul cantou 7 e George 5. Constam pérolas gravadas mais tarde como Money e Till There Was You e curiosidades como Besame Mucho, Sheik of Araby e minha favorita, Three Cool Cats.


No mais, é rock’n’roll da melhor qualidade, cru, sincero e vigoroso. Mais uma das minhas pérolas pra vocês.


Uma novidade para o ano novo: a partir de agora disponibilizarei os arquivos no 4Share, que é mais fácil de usar. Basta descer a tela e clicar no “download”, abaixo da mensagem "no virus detected", à direita. O link é pequeno, mas está lá, acredite!
http://www.4shared.com/account/file/33596280/5d766d73/Decca_Tapes.html?sId=fCemdlrScaSulnOA

Um comentário:

Anônimo disse...

O 4Share está aprovadíssimo:

Consegui baixar o arquivo aqui do trabalho mesmo e...

Como é bom ouvir Besame Mucho à Beatles novamente! É a minha preferida!
:-)

tcha-tcha-bum !