terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Hoje no Rock: 23 anos sem Roy Orbison

Roy Kelton Orbison nasceu na cidade de Vernon, no estado do Texas, e logo aos 6 anos ganhou de seus pais sua primeira guitarra. Precoce, na adolescência já excursionava pelo seu estado natal com sua primeira banda, The Wink Westerners, tocando country e gospel.

Dono de uma das mais icônicas vozes do rock, Roy era constantemente confundido com um cantor negro pelos DJ das rádios americanas. Seu anonimato começou a acabar quando seu amigo Johnny Cash sugeriu que ele enviasse sua gravação de Ooby Dooby para Sam Phillips, dono da lendária Sun Records que já havia lançado Elvis e Jerry Lee Lewis. O sucesso foi imediato e em 1956 Roy vendeu 20 mil cópias deste single.

Ladeira acima, Roy emplacou vários sucessos, como Only the Lonely, In Dreams e a clássica Oh Pretty Woman, composta enquanto ele excursionava pela Inglaterra com os Beatles. Conta-se que Lennon e McCartney compuseram Please Please Me inspirada nesta canção. Ainda sobre os Beatles, Orbison foi um dos poucos americanos a conseguir emplacar singles no topo da parada britânica durante a beatlemania.

Apesar do sucesso, a tragédia marcou a vida de Roy. Em 1966 sua primeira esposa, Claudette morreu após cair da garupa de sua moto e em 1968 2 de seus 3 filhos morreram durante um incêndio em sua casa. Já nos anos 70, ele caiu no ostracismo e passou a ter sérios problemas financeiros, culminando com uma cirurgia no coração em 1979.

Em 1980 Roy ressurge das cinzas para ganhar um Grammy por seu dueto com Emmylou Harris na música "That Lovin' You Fellin' Again", do filme Roadie. Mais adiante, em 1988 ele ingressa na super banda Traveling Wilburys, com George Harrison, Bob Dylan, Tom Petty e Jeff Linne. Conta-se que Harrison teria pedido de joelhos para que Roy ingressasse na banda.

Após o grande sucesso do lançamento, em 1988, Orbison morreu vitima de um ataque cardíaco fulminante. Deixou ainda o álbum Mistery Girl, lançado postumamente em 1989. Roy Orbison será sempre um dos grandes ícones do rock and roll clássico, com sua voz potente e seus característicos óculos escuros.

Dizem que ele os usava por ter um alto grau de astigmatismo. Outros dizem que era por timidez. De qualquer forma, Roy era como na sua canção: Only the Lonely.

2 comentários:

bruno disse...

conheci jogando o game ALAN WAKE para pc, que usa a música IN DREAMS... gostei muito procurei, baixei algumas, então fui procurar informações sobre o artista e achei seu blog... muito bom. parabéns

Caio Mattos disse...

Valeu Bruno!

Volte sempre!