sábado, 19 de novembro de 2011

Na Vitrola: Siena Root

Se você é um daqueles que diz que nada de novo tem aparecido no rock, é bem provável que esteja certo. Entretanto, se é dos que diz que nada de bom tem aparecido no rock, você precisa ouvir com mais atenção.

Sim, porque o Siena Root é uma banda nova, mas daquelas que soa como antiga. E quando digo isso não estou cometendo aforismos. O projeto dos suecos KG West (guitarra e teclados), Sam Riffer (baixo) , Love (bateria) e Sanya (vocais) toca o rock mais vintage que já ouvi.

Quando comecei a ouví-los pela primeira vez, a sensação era estar escutando uma música nova do Hendrix, acompanhado pelo Deep Purple e pelo Led Zeppelin juntos.

Duvida?





...e agora?

Tudo nos caras é vintage, do som ao visual, passando pelo material gráfico, instrumentos e temáticas das músicas remete ao rock feito nos anos 70. Até mesmo os flertes com a música indiana estão lá, com arranjos de cítaras e tablas.

A banda, formada na segunda metade dos anos 90, está no quarto álbum (A New Day Dawning, 2004, Kaleidoscope, 2006, Far from the Sun, 2008 e Different Realities, 2009) e acaba de lançar um ao vivo.


O interessante é que, apesar de ser intencionalmente vintage, o som é sim original. Não há a sensação e deja vu, do tipo "ah, isso tudo já foi feito, não tem mais graça". Apesar das raízes (citadas até no nome da banda), o material autoral é muito interessante.

Falar é inútil! Ouça e tire suas próprias conclusões!

Nenhum comentário: