quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Hoje no Rock: Jerry Lee Lewis, 76 anos

Todo mundo sabe que não sou da turma que considera Elvis o pai do rock. Aliás, o rock não tem nem pai nem mãe, é filho adotivo do Sr. Blues e foi criado num quartinho dos fundos, por isso ficou tão rebelde. E de rebeldia, Jerry Lee Lewis entende. Nascido em família pobre na Louisiana, sempre teve talento para o piano, o que fez com que seus pais pegassem um empréstimo para lhe comprar um.

Assim como outros mestres dos anos 50, cantava gospel em igrejas, mas sempre era repreendido por tocar os hinos em ritmo de rock.
Em 1954, pelas mãos de Sam Phillips (dono da famosa Sun Records em Memphis) lança seu primeiro single, o que o fez juntar-se aos grandes nomes da época, como Elvis, Roy Orbison, Johhny Cash e Carl Perkins. Daí para o topo foi um pulo.

Com apresentações onde demolia seus pianos, começou a enfileirar hits como Great Balls of Fire e Whole Lotta Shakin' Going On. Suas performances fizeram Elvis dizer que, se conseguisse tocar piano daquele jeito, não cantava nunca mais.

O sucesso parou quando em 1958, durante uma turné na Inglaterra, reporteres descobriram que Jerry era casada com sua prima em 2º grau de apenas 13 anos Myra Gale Brown. O tour foi interrompido e o escândalo fez com que Jerry começasse a ser esquecido nos EUA. Seguiu-se também uma sequência de tragédias pessoais como a perda de dois de seus filhos (o primeiro em um acidente de carro e o segundo afogado), a separação de Myra Gale Brown em 1970, e a morte de duas de suas esposas, uma delas suspeitamente afogada na piscina.

Fora isso, o próprio Jerry quase morreu nos anos 70 vítima, de uma úlcera e em 1976 baleou acidentalmente seu baixista Butch Owens na barriga, que milagrosamente sobreviveu. Ainda em 76 foi preso por um incidente na frente da casa de Elvis. Convidado pelo amigo, os seguranças não firam avisados de sua visita. Quando perguntaram por que estava armado, respondeu: "vim matar o rei".

A popularidade de Lewis foi retornando aos poucos, sobretudo na Europa. Seu mais recente álbum, lançado em 2010 chamado Mean Old Man, conta com a participação de feras como Eric Clapton, Keith Richards e John Fogerty, a exemplo do que já havia feito em 2006 com o excelente Last Man Standing.

Jerry Lee nunca deixou de fazer turnês, mesmo em sua fase de vacas magras. Muita gente diz que mesmo em seus shows mais recentes, ele conserva a energia dos primeiros dias. Eu duvido, mas sinceramente, não acho que isso faça diferença a essa altura.


Jerry Lee Lewis faz parte da origem do rock, junto com Chuck Berry e Little Richard. Rock que não tem nem pai nem mãe.

Nenhum comentário: