quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Blog on the Top: House of Rising Sun

Animals
House of Rising Sun
(EUA - 1964)
Clássico absoluto há mais de 2 séculos, essa canção interpretada por Eric Burdon e sua turma. Foi a primeira canção inglesa a chegar ao topo nos EUA sem ser composta por Lennon-McCartney, consolidando a Invasão Britânica à América.

Quando falei em "sucesso há mais de 2 séculos" foi porque a autoria da canção é desconhecida. A versão mais antiga conhecida data de 1933, interpretada por Clarence Ashley. Mas outros dizem que data do século XIX, criada por camponeses dos Apalaches. Já o tecladista dos Animals, Alan Price, afirma que ela é de origem inglesa e na letra falava de um bordel no Soho, que na letra americana foi transferido para New Orleans, quando os imigrantes britânicos a levaram para a América.

Já havia sido gravada, antes dos Animals, por mestres do folk como Lead Belly, Woody Guthrie e Bob Dylan e pela cantora Nina Simone.

Com certeza parte do charme desta canção vem do mistério em torno da sua origem. Mas muito vem também da grande interpretação dos Animals, que a tornará clássica ainda por alguns séculos. Aí embaixo, o video mais famoso dela.

Nenhum comentário: