quarta-feira, 29 de junho de 2011

Hoje no Rock: Ian Paice, 63 anos

Quem poderia dizer que aquele adorável menino inglês, tocando seu violino tornaria-se um dos mais famosos bateristas da história do rock? Ian Paice nasceu em 29 de junho de 1948, na cidade de Nottingham e essa foi sua iniciação musical.

Aos 15 anos optou pela bateria e começou a tocar na banda de seu pai. Rodou por várias formações menores até fundar o Deep Purple, em 1968. Junto com o tecladista John Lord criou a base do que seria a banda precursora do heavy metal. Apesar da sua condução firme e possante, característica das bandas pesadas, Paice teve suas principais influências nos bateristas de jazz como Gene Krupa e Buddy Rich.

Assim como 9 entre 10 bateristas dos anos 60, Paice era apaixonado pelas Ludwig. Mas em 1984 passou a usar os kits Pearl, marca da qual é endorser até hoje.

Além do Purple, Paice teve vários projetos, gravando com bandas como WhiteSnake, além de 3 álbuns solos, todos já nesta década. Atualmente é o único membro original do Deep Purple.

Acho a condução de Highway Star umas das melhores já gravadas. É possante e passa a sensação de um carro em alta velocidade. Outras sensacionais como Burn e Sweet Child in Time também não podem passar em branco mas reservei pra vocês, um instrumental ao vivo na BBC, chamado Grabsplatter.

/div>

Nenhum comentário: