terça-feira, 21 de junho de 2011

Hoje no Rock : 10 anos sem John Lee Hooker

Influência de 10 entre 10 blueseiros, John Lee Hooker partiu para uma festa no céu em 21 de junho de 2001 e foi animar as coisas por lá, junto com seus amigos Robert Johnson, Willie Dixon e Muddy Waters. Nascido no berço do blues, o Delta do Mississipi, Hooker apareceu em 1948, fazendo um blues mais livre que o conhecido até então.


Só que a turma do blues de elétrico de Chicago de início desdenhava do seu estilo, por causa da voz arrastada e da mania de falar errado. Mas no começo dos anos 60, começou a ser adorado pelos novos talentos do Folk que surgiam (Dylan, Joan Baez) e acabou sendo redescoberto pelos americanos.

A partir daí Hooker construiu uma sólida carreira, com mais de 100 álbuns gravados. Em 1989 foi homenageado guitarristas como Keith Richards e Carlos Santana num show tributo.

Nos seus últimos dias, viveu em San Francisco onde tinha um clube noturno chamado The Boom Boom Room, referência a um de seus maiores sucessos, que taí pra vocês no iutubiu, num trecho sensacional do filme Blues Brothers (Os Irmãos Cara de Pau) de 1980. Abstraia as legendas em espanhol...

Nenhum comentário: