quinta-feira, 23 de junho de 2011

Blog on the Top: Paperback Writer & Rain

Beatles
Paperback Writer & Rain
(Inglaterra - 1966)
Décimo primeiro single dos Beatles, ele foi o primeiro que não trazia uma letra romântica, direção já mostrada em Nowhere Man, mas que só foi lançado como single nos EUA. Este compacto foi responsável por uma série de novidades.

Foi o primeiro que chegou ao primeiro lugar, saiu (Frank Sinatra, com Strangers in the Night) e voltou em seguida. Traz pela primeira vez Paul com um baixo Rickenbaker, o que aconteceu porque John queria um som mais incisivo no baixo, como ouvia das músicas de um certo Wilson Pickett. Isso levou Paul a experimentar um novo instrumento no lugar do velho Hofner, além de usar uma leve distorção no baixo.

O single trazia no seu lado b a lisérgica Rain (uma das minhas favoritas) e ambas são conhecidas por inaugurar a cultura do videoclip. A idéia era, ao invés de ir aos milhares de programas de auditórios que costumavam ir, mandar o que eles chamavam de Promo Film. Hoje pode parecer algo banal, mas em 1966 foi uma grande novidade, o que levou o Harrison a dizer que eles teriam inventado a MTV!

Aí embaixo, o video de Rain.

Nenhum comentário: