quarta-feira, 22 de junho de 2011

Blog on the Top: Jumping Jack Flash

Rolling Stones
Jumping Jack Flash
(Inglaterra - 1968)
Diz a lenda que Mick Jagger passou a noite na casa de campo de Keith Richards e foi acordado por um forte ruído de passos sob sua janela. Quando perguntou o que era, Keith respondeu: "Its Jack, jumping Jack".

Ele se referia ao jardineiro, andando pela propriedade com suas botas pesadas. Outra versão diz que a letra seria uma referência ao abandono do uso de LSD, que marcou a fase anterior dos Stones, com o lisérgico Their Satanic Majestic Request.

Realmente, Jumping Jack Flash marca a volta da banda à uma sonoridade mais blueseira, que a distinguiu dos Beatles no começo da carreira. Foi composta durante as gravações de Beggars Banquet (1968), mas não consta no álbum. Talvez seja, depois de Satisfaction, a música mais distintiva dos Stones e a prova disso é que é a única tocada em todos os concertos da banda desde então.

Para a gravação Keith usou um violão com afinação aberta em ré com a guitarra de Jones rifando por cima e Bill Wyman no órgão. Aliás, Bill diz em sua biografia Stone Alone que o riff foi ideia sua e não dos guitarristas da banda. Mais uma lenda que nunca comprovaremos.

Nenhum comentário: