sábado, 5 de março de 2011

Velha Guarda do Experience: Ike Turner

Todo ano, nessa época esquecida por Elvis, fico quebrando a cabeça pra inventar assunto pro Experience. Já virou tradição o post especial de carnaval, onde já tivemos Bateria Nota 10, Rock Enredo e Fantasia. Este ano, nossa homenagem é para os baluartes do roquenrol, a nossa velha guarda. E começamos com um pra lá de polêmico!

É uma pena que o cara que teria tudo para ser considerado o verdadeiro Pai do Rock seja mais lembrado por ter dado umas porradas na Tina Turner do que pela sua obra como um todo. Foi Ike Turner que gravou com sua banda em 1951 Rocket 88, tido por muitos como o primeiro rock da história.

Nascido em Clarksdale, no Mississipi, Ike Wister Turner teve na sua formação inicial o piano, mas cantava e tocava guitarra, além de ter trabalhado também como produtor ao longo da carreira. O início de seu gosto musical começou apenas aos 8, na rádio local, a WROX. O encarregado pediu que Ike apertasse o botão do toca-discos até a hora certa dele entrar no ar. Segundo o próprio Ike, ver que ele estava pondo uma música para tocar no rádio o despertou para a música.

Já no final dos anos 40, Ike criou a banda The Kings of Rhythm, que viria a gravar o tal Rocket 88. O curioso é que a música foi lançada creditada a Jackie Brenston and His Delta Cats. Outra curiosidade sobre essa música é que Rocket 88 a primeira a usar uma guitarra distorcida, mas graças a um acidente de estúdio, quando um amplificador caiu no chão.

Já no começo dos anos 60, Ike encontrou a jovem adolescente Anna Mae Bullock, que depois teria seu nome mudado para Tina Turner. Essa parte da história é famosa, com a ascenção da jovem Tina, o casamento conturbado com Ike e as tais porradas. Conta-se que Tina chegou a fazer um show com o nariz quebrado. Separam-se oficialmente em 1978 e desde então, Ike passou a ser apenas "o ex-marido que batia na Tina".

Sua vida acidentada terminou em 2007, logo após lançar o ótimo Rising With The Blues, vítima de uma overdose de cocaina aos 76 anos. Little Richards discursou no seu funeral, logo ele que plagiou a entrada de Rocket 88 na sua Good Golly Miss Molly. Taí no 4shared pra vocês.

Ah, e as porradas... ele dava mesmo!

Nenhum comentário: