sábado, 17 de julho de 2010

Na Vitrola: Mumford & Sons

Eu admito que no momento estou guinando para o folk rock, coisa que é clara nas minhas últimas composição (e nas próximas também). Isso se deve a uma leva de novas bandas que se juntaram as que já me influenciavam antes, como Neil Young, REM, Cat Stevens, etc.

Já falei aqui do Beirut e do Fleet Foxes. O mais novo na turma é o Mumford & Sons, banda nascida em Londres em 2007, mas com uma sonoridade típica do interior americano. Liderada por Marcus Mumford (vocal, guitarra, bateria e bandolim), os outros membros não são seus filhos como você pode deduzir. São eles "Country" Winston Marshall (vocal, banjo e dobro), Ben Lovett (vocal, teclado, acordeom) e Ted Dwane (vocal e baixo). Como você pode ver, eles seguem tradição vocal das melhores bandas folk americanas, onde todos cantam.

Assim como o vocal, o instrumental também é tratado com primor. O fato de usarem instrumentos típicos como o banjo, bandolim, acordeom e dobro ajuda a criar este ambiente onde nada sobra e os arranjos nunca são óbvios. O visual dos caras também remete a uma época específica (eu diria início do século XX), o que reforça a proposta do som, como vocês verão no clip lá embaixo.

Apesar de desconhecidos por aqui, o Mumford & Sons já ocupa lugar de destaque no Reino Unido, tendo inclusive seu primeiro album Sigh No More (clica lá na foto!) alcançado o número 1 na Irlanda e Austrália e boas posições na Inglaterra (7), Bélgica (8) e Nova Zelândia (10). Chegará por aqui? Duvido.


Nenhum comentário: