quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Blog on The Top: Owner of a Lonely Heart

Yes
Owner of a Lonely Heart
(EUA - 1983)
Apesar de ter sido um dos grandes nomes do Prog Rock dos anos 70, o Yes encontrou seu maior hit após uma guinada em direção ao pop dos anos 80 com Owner of a Lonely Heart, do álbum 90125.

Owner foi escrita pelo guitarrista Trevor Rabin, que na época havia entrado recentemente na banda. Segundo fontes, a banda nessa altura iria chamar-se Cinema, mas já existia uma com esse nome. Como a maior parte dos membros era do Yes clássico, separado desde 1980, resolveram voltar a adotar este nome. E é daí que vem a fúria de muitos fãs.

Acontece que muitos acharam um sacrilégio o Yes abandonar sua linha progressiva em favor de uma mais comercial. Talvez o erro tenha sido manter o mesmo nome na banda, com um projeto diferente. Mas olhando agora, com 26 anos de intervalo, Owner não deve tanto assim ao período progressivo. Posso estar sendo passional (cresci nos anos 80), mas também ouvi muito Yes clássico quando era moleque.

Melhor ou pior, o fato é que foi a única música do Yes a alcançar o número 1, seja nos EUA ou na Inglaterra. A faixa inaugurou também a era dos clips para a banda, tocando incessantementena MTV americana (lá embaixo, no iutubiu). Sobre o que trata? Bem, em linhas gerais, é mais ou menos o "antes só que mal acompanhado", mas o clip vai além, numa viagem sobre os medos que afligem o ser humano. Outra curiosidade é o nome do álbum, 90125, que é o número de catálogo que a Atlantic Records deu para ele.


2 comentários:

RICARDO MANN disse...

Confesso que na época torci o nariz, mas em pouco tempo comecei a gostar do dico todo. Tem faixas muito melhores. O bom dessa fase do Yes é que ficou pop, mas com muita guitarra. Tem peso, ao contrário do Genesis que ficou cada vez mais moldado para o som FM.

Caio Mattos disse...

Tb acho um exagero o que falam do disco. Tenho uma versão com uns extras bem interessantes e, de mais a mais, poderia até ser um som pra Mustang né?