quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Hoje no Rock: Morre Otis Redding

Otis Ray Redding Jr havia acabado de lançar seu maior sucesso quando uma viagem aérea pôs fim a uma promissora carreira de sucesso. Com apenas 26 anos ele saia de cena no auge da forma. Nascido na Georgia em 1941, começou a cantar no coro da igreja local.

Acontece que como tantos outros, logo foi influenciado por um conterraneo famoso: um tal de Richard Penniman, mais conhecido como Little Richard.


Em 1960, começou a excurcionar pelo sul dos EUA no esquema mambembe, onde fazia de tudo (até mesmo dirigia o ônibus). No mesmo ano realizou suas primeiras gravações com os Pinetoppers, mas o salto veio dois anos depois quando, numa sobra de sessão de Johnny Jenkins, gravou These Arms of Mine, uma balada de sua autoria.

Entre 1964 e 1966 enfileirou vários hits, como Mr Pittfull e Cant Turn You Loose, que mais tarde tornou-se famoso como o tema de entrada dos Blues Brothers. Também regravou sucessos como Try A Little Tenderness, Satisfacion (essa mesmo que você está pensando) e Respect, que depois estourou com Aretha Franklyn. Seu auge aconteceu no Festival de Monterrey de 1967, em um show considerado por muitos seu melhor registro.

No dia 9 de dezembro de 1967 realizou seu último show, em Cleveland. No dia seguinte, o Beechcraft em que viajava com sua banda e seu empresário caiu na cidade de Madison, no Winscosin. Apenas uma pessoa sobreviveu ao acidente.

Após sua morte, suas músicas começaram a tocar incessantemente nas rádios americanas, sobretudo a recém lançada Sittin' on the Dock of the Bay, sobre a qual já falei aqui no Experience. Otis é considerado a maior voz do soul dos anos 60 e ainda é grande influencia para vocalistas e bandas nesse estilo.

Nenhum comentário: