quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Blog on The Top: I Feel Fine

Beatles
I Feel Fine
(Inglaterra - 1964)
Uma das canções mais emblemáticas da primeira fase dos Fabfour, I Feel Fine é conhecida pela microfonia de guitarra em seu começo. O efeito surgiu por acidente, quando John aproximou sua Gibson do amplificador.

"Uau, o que é isso? Voodoo?" teria perguntado Paul. "Não, é o feedback" respondeu o produtor George Martin. "E nós podemos gravar isso?". Assim nasceu o uso do feedback no rock, que muitos atribuem a Hendrix, anos mais tarde.

Outro pioneirismo de I Feel Fine (que trazia She´s a Woman no lado B) foi o fato de ser a primeira de 6 canções consecutivas dos Beatles a chegarem ao topo nos EUA. Seguiram-se a ela Eight Days a Week, Ticket to Ride, Help, Yesterday e We Can Work it Out. O record só foi igualado nos anos 70 com os sucessos disco dos Bee-Gees.

Uma das minhas favoritas da primeira fase deles. Grande guitarra base e um bom exemplo pra quem acha que o Ringo não tocava nada. Ouve ela aí no iutubiu, numa animação maneira.



Um comentário:

Luciano Ox disse...

Gosto muito também desta magnífica introdução de I Feel Fine. Em 1997, na Rádio Band FM, de Porto Alegre, tinha um programa chamado Beatlemania, e a introdução dele era justamente I Feel Fine. Todo domino das 7 as 8 da noite. Eu gravava em K-7s os programas.
Tenho gravado o programa q caiu exatamente no dia 1º de junho de 1997. É , isto mesmo: Sgt Peppers.