quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Hoje no Rock: The Band - Last Waltz

Tem eventos que sempre aparecem aqui no nosso Experience, como o antológico show The Last Waltz, do The Band que completa 33 anos hoje. A performance virou um documentário que contou com a direção de Martin Scorcese e marcou a despedida da banda e o início da carreira solo de seus integrantes.

Depois de muitos anos de estrada, o The Band decidiu amigavelmente que era hora de cada um buscar novos horizontes e encerrar as atividades do grupo. Para isso, foi promovido um show no Winterland Theatre em San Francisco, casa onde fizeram seu primeiro show nos EUA.

O show é na verdade um desfile de feras do calibre de Eric Clapton, Neil Young, Moody Waters, Neil Diamond, Bob Dylan e Joni Mitchell, só pra ficar nos mais conhecidos do público em geral. Já no filme, entre as músicas, várias entrevistas entre os membros da banda, falando sobre as origens, histórias e motivos que levaram à separação.

Absolutamente indispensável na prateleira de qualquer um que diga gostar de rock. Destaque para The Weight, acompanhado pelos Staple Singers, The Night They Drove Old Dixie Down, magistralmente cantada por Levon Helm (abaixo no iutubiu) e para o duelo de guitarras entre Clapton e Robbie Robertson.

Até hoje, The Last Waltz é amplamente considerado o melhor documentário feito sobre uma banda de rock de todos os tempos. Recentemente o mesmo
Martin Scorcese tentou repetir a fórmula com Shine a Light, dos Stones, mas sem o mesmo brilho, trocadilhos a parte...

Nenhum comentário: