sexta-feira, 22 de maio de 2009

Rock News: Morre aos 61 anos Zé Rodrix

Morreu na noite desta quinta-feira, em São Paulo, aos 61 anos, o cantor e compositor Zé Rodrix. Ele estava em casa com a família quando passou mal e foi levado ao Hospital das Clínicas, na capital. Zé Rodrix, que também era publicitário e ultimamente dedicava parte do seu tempo à produção de jingles comerciais, aparentemente não tinha qualquer problema de saúde.

Fundador do grupo Sá, Rodrix & Guarabyra, José Rodrigues Trindade é autor de "Casa no campo", sucesso gravado por Elis Regina na década de 70, e parceiro de Sá e Guarabyra "Mestre Jonas". Nascido no Rio de Janeiro, em novembro de 1947, o músico já tocou com Tavito e com os grupos Som Imaginário e Joelho de Porco.

O trio com o qual viveu uma história de mais de 30 anos estreou em disco em 1971, com "Passado, presente & futuro". Em 2009, o grupo lançou pela gravadora Som Livre o disco "Amanhã", o primeiro de inéditas desde 2001. "Amanhece um outro dia", que está no repertório, virou abertura da novela "Revelação", do SBT. Na semana passada, o trio se apresentou no Rio (Centro Cultural Banco do Brasil). Sá, Rodrix & Guarabyra consagraram o estilo que, nos anos 70, passou a ser chamado de rock rural.

Zé Rodrix deixa mulher, seis filhos e dois netos.
fonte: O Globo


Grande perda para o já carente rock nacional. Quando se fala em "rock rural", estamos falando de nada além do folk brasileiro, mas gosto da expressão.
Mestre Jonas sempre foi presença constante nos meus playlists e nem preciso dizer que me influenciou bastante. Adoro a conbinação de piano e órgão com o baixo nervoso fraseando toda a música. A letra é um show a parte, composta no auge da ditatura e cheia de mensagens implícitas. Taí ela hoje pra vocês, pra baixar, ver e lembrar.

Nenhum comentário: