segunda-feira, 6 de abril de 2009

Rock News: Radiohead vai testemunhar contra Associação de Gravadoras dos EUA

O Radiohead não tem do que reclamar da internet, afinal, o grupo ganhou milhões de dólares ao disponibilizar na web o disco "In rainbows" pelo preço que o fã quisesse pagar. Tanto que a banda aceitou testemunhar contra a RIAA, a Associação de Gravadoras dos Estados Unidos, em um processo em torno do compartilhamento de arquivos online. As informações são do site "Torrent Freak".

No mês passado, o Radiohead expressou seu crescente desconforto com as gravadoras que abusam de direitos autorais em benefício próprio. Em uma tentativa de se impor contra os selos, a banda se juntou a outros grupos insatisfeitos e formaram a Featured Artists Coalition, uma aliança contra os preços extorsivos praticados pelas gravadoras e a favor de que os artistas tenham mais controle sobre seus próprios trabalhos.

Além disso, os artistas estão descontentes com o fato de que os selos, representados por grupos como RIAA e IFPI, estão pressionando para a criação de uma legislação anti-pirataria sem consultar os artistas que dizem representar. Para as bandas, fãs são retratados como criminosos sem necessidade.

Agora, em um caso do estudante da Universidade de Boston Joel Tenenbaum versus a RIAA, o Radiohead indicou que vai testemunhar contra a RIAA. Os problemas de Tenenbaum começaram em 2003, quando ele rejeitou uma proposta de acordo com a RIAA por US$ 500. Depois de mais tentativas de acordo, o caso foi parar nos tribunais.

Joel está sendo assistido legalmente pelo professor Charles Nesson e seus alunos de Direito da Universidade de Harvard, que confirmou ao site "Torrent Freak" ter falado com o empresário do Radiohead, que teria assinalado positivamente.

Recentemente, os efeitos do compartilhamento "ilegal" de arquivos na indústria musical foram discutidos no julgamento do site de Bit Torrent "Pirate Bay". Nele, o professor e pesquisador Roger Wallis disse à corte que suas mesquisas mostraram que não há relação entre a queda nas vendas de discos e o compartilhamento de arquivos.
fonte: O Globo


Cada vez mais artistas se levantam contra a posição dominadora das gravadoras, que ao longo dos anos esfolaram os compositores até seus últimos centavos em nome dos direitos autorais. A briga está virando, mas vamos aguardar os últimos rounds. Aposto que teremos golpes baixos!

Nenhum comentário: