quinta-feira, 2 de abril de 2009

Hoje no Rock e Blog on the Top: Vida e morte de Marvin Gaye

Maior nome da legendária gravadora Motown, Marvin Pentz Gay Jr estaria completando hoje 70 anos de muito balanço e soul, se não tivesse sido tragicamente assassinado pelo próprio pai em 1º de abril de 1984. Ou seja: podemos considerar um Hoje no Rock duplo.

Filho de um rígido pastor evangélico, foi na própria Igreja Adventista que Marvin encontrou a música, inicialmente como baterista e cantando no coro. Mais tarde, para escapar do jugo paterno, alistou-se na Força Aérea, de onde foi dispensado logo depois, após ter simulado problemas mentais.

Ainda em Washington, sua cidade natal, integrou vários conjuntos de doo-woop, como vocalista e como baterista, tendo inclusive tocado com a lenda Bo Diddley no The Marquees. Mas sua carreira decolou mesmo quando chegou a Motown no inicio dos anos 60 para ser músico de estúdio. Nessa época Marvin trocou seu sobrenome de Gay para Gaye, inicialmente para dissociar-se do pai, e também para acabar com piadinhas sobre sua orientação sexual.

O sucesso veio após vencer a desconfiança do chefão Berry Gordy, e lançar I Heard It Through the Grapevine. A partir daí foram vários sucessos ao longo dos anos 60 e 70, como Whats Going On, Stubborn Kind of Fellow e How Sweet It Is (To Be Loved By You). No começo dos anos 80 rompeu com a Motown buscando mais liberdade e ganhou 2 Grammys com Sexual Healing, já pela Columbia Records, outro clássico da black music.

Em 1983 voltou a morar com os pais, já afetado por crises de depressão, que o levaram a tentar o suicídio algumas vezes. Em 1º de abril de 1984, foi baleado pelo pai após uma discussão sobre documentos de propriedades da familia, ironicamente por uma arma que ele próprio havia dado de presente.

Há alguns dias escrevi uma coluna Blog on The Top sobre Marvin Gaye, que não consegui postar por motivos alheios à minha vontade. Extraordinariamente, taí ela pra vocês.

Blog on The Top Especial:
I Heard It Through the Grapevine

Marvin Gaye
I Heard It Through the Grapevine
(Inglaterra - 1969)
Marco da Motown, esse som composto por Norman Whitfield e Barret Strong, já havia sido gravado antes por outros nomes do soul, mas o sucesso veio mesmo com a magistral interpretação do Marvin Gaye.

Gravada em abril de 1967, a versão não impressionou inicialmente a direção da Motown, que preferiu lançar a açucarada Your Unchanging Love. Em setembro, I Heard foi gravada por Gladys Knight and the Pips e foi lançada pela Motown, chegando ao topo da Billboard e ficando lá por 6 semanas.

Foi quando Whitfield percebeu que a versão de Gaye tinha mais potencial ainda, pressionou o presidente da gravadora Berry Gordy a lançá-la. Mas Gordy não aceitou a idéia, ainda mais depois do sucesso de Gladys Knight. A canção foi lançada então no álbum In The Grove, de Gaye, que tinha a faixa You como música de trabalho. Mas adivinhem qual as rádios preferiram?

Em 31 de janeiro de 1968 a versão de Gaye chegou ao topo da parada americana e ficou lá por 7 semanas. No dia 26 de março, atravessou o Atlântico e aportou na Inglaterra. Se o caminho do sucesso para Marvin Gaye foi pavimentado por Gladys Knight, nunca saberemos. Mas o fato é que foi a sua versão que ficou imortalizada na história.

Um comentário:

Zana Queiroz disse...

Sem comentarios, mandou muito bem no post...Apesar de conhecer as músicas mais pops de Marvin, adoro seu estilo e voz...e agora sua história, que tão pouco conhecia!!!


bj:P