quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Blog on the Top: Beatles e Lovin Spoonful

Beatles: Revolver
(UK - 1966)
Desde o álbum anterior (Rubber Soul[bb]), os fabfour já haviam abandonado as baladas adolescentes, em troca de um som mais experimental, diretamente influenciado pela onda psicodélica que assolava a Swinging London de 1966.

Outra influência clara era a da música indiana, com uso de cítaras, tablas e dilrubas.

Sempre digo que gosto de ouvir o Rubber Soul e o Revolver[bb] em sequência, como se fossem um álbum duplo. O próprio Harrison chegou a falar que via um como a continuidade do outro. Na verdade, esses dois desaguam no fantástico Sgt. Peppers e, mais adiante, no Magical Mistery Tour, que encerra essa fase psicodélica dos Beatles.
Pra vocês, uma versão alternativa de She Said She Said, 7ª faixa do Revolver.

Lovin Spoonful:
Summer in the City

(USA - 1966)
O Lovin Spoonful[bb] foi uma banda americana que surgiu na onda da British Invasion e trazia uma sonoridade bem característica, com raizes no folk. Apesar disso, Summer in the City é um rock bem vibrante.

Natural de Nova York, John Sebastian (vocal e principal compositor) conta nessa canção como é um dia de verão na sua cidade natal. Abafada durante o dia, com as ruas abarrotadas de gente, mas com noites quentes e mulheres bem a vontade.

Essa música tornou-se o hino da cidade na segunda metade dos anos 60, traduzindo uma metrópole agitada, quente e cosmopolita. Osama que o diga!
Pra vocês, no 4Shared véio de guerra.

Nenhum comentário: