segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Bateria Nota 10: John Bonham

John Henry "Bonzo" Bonham, nasceu em 31 de maio de 1948 em Worcestershire, Inglaterra. Começou a aprender bateria quando tinha apenas cinco anos, batendo em caixotes e latas de café, e imitando os movimentos dos seus ídolos Gene Krupa e Buddy Rich. Aos quinze anos recebeu a sua primeira bateria, uma Premier.

Como vários baterias da época, rondou por pequenas bandas até chegar na Crawling King Snakes, cujo vocalista era Robert Plant. Durante este período, Bonham adquiriu a reputação de ser o baterista mais barulhento de Inglaterra, sendo muitas vezes convidado a parar de tocar, devido à sua tendência para partir as baterias. Quando Jimmy Page pensou em formar o Led Zeppelin[bb], convidou Robert Plant, que lhe sugeriu Bonham para a bateria, que assim passou à frente de Ginger Baker que viria a fazer parte do Cream (mais tarde falaremos dele nessa coluna).

Bonham usava as baquetas mais pesadas e mais compridas disponíveis, a que ele chamava árvores. O seu estilo pesado inicial era bem demonstrado em Immigrant song, When the levee breaks e The ocean. Embora não fosse considerado tão solto como Keith Moon, nem tão respeitado pela crítica como Ginger Baker, a sua potência por detrás da bateria influenciou praticamente todos os bateristas do hard rock e do heavy metal. Aliás, ele mesmo descrevia seu estilo se considerando “o melhor imitador de Keith Moon do Mundo”.

Em 24 de Setembro de 1980, na viagem do hotel para o estúdio onde a banda ensaiava, Bonham bebeu cerca de 40 doses de vodka. Quando terminou o ensaio foram para a casa de Page em Windsor. Bonham adormeceu e foi levado para a cama. Benji LeFevre encontrou-o morto na manhã seguinte. Apesar do usual sensacionalismo feito pela imprensa, a autópsia não revelou a presença de drogas no seu corpo.

Após sus morte, os outros integrantes resolveram interromper as atividades do Zeppelin até recentemente, quando voltaram a reunir-se em Londres, mas com seu filho Jason nas baquetas.

Poderia postar o solo de bateria dele em Moby Dick, mas esse todos já conhecem. Optei por The Song Remanis the Same, onde seu trabalho de bumbo é fantástico, aliás uma de suas características mais marcantes.
http://www.4shared.com/file/36660368/bf7b37fc/Led_Zeppelin_-_The_Song_Remains_the_Same.html

Nenhum comentário: