domingo, 2 de outubro de 2011

Hoje no Rock: Sting, 60 anos

Existem determinados nomes na música que, apenas pela sonoridade, traduzem um conceito. Seja Bono, Ringo, Bonzo ou mesmo Sting. Por menos que ele goste do apelido (ferroada em inglês, que ele teria levado de uma abelha, no meio de um show), o nome tornou-se uma espécie de logotipo.

Gordon Matthew Thomas Sumner nasceu em 2 de outubro de 1951 em Wallsend, Inglaterra, e desde cedo mostrou habilidade para a música. Apesar disso, foi como professor de inglês que começou sua vida profissional, junto com empregos alternativos como motorista de ônibus. Entretanto o interesse pelo jazz fez com que estudasse composição e se esforçasse para aprender a ler e escrever partituras.

Somente em 1976, quando mudou-se de Newcastle para Londres, surgiu a oportunidade de sua vida: o baterista Stewart Copeland o havia visto tocando em um jazz club e o chamou para um projeto que, segundo ele, precisava de um baixista bom que soubesse cantar. Andy Summers já estava a bordo e com isso foi formado o Police. Havia ainda o guitarrista Henry Padovani, que não durou no grupo.

O sucesso da banda foi imediato, aproveitando a onda punk que dominava a cena inglesa da época. Entretanto a grande técnica dos três os levou a um nível superior. Desde os primeiros singles, até a separação em 1985. Em 86 houve uma tentativa de reunir a banda, com um álbum de regravações dos antigos sucessos, mas apenas uma versão de Don't Stang So Close to Me foi lançada.

O sucesso do Police foi o trampolim para a carreira solo de Sting. Na verdade já em 1981 ele fez uma aparição solo com uma banda curiosamente chamada de The Secret Police. Nem um pouco secreta, já que contava com Eric Clapton, Jeff Beck, Phil Collins, Bob Geldof e Midge Ure. Este era um show da Anistia Internacional, outra causa que virou uma marca na vida de Sting. Em 1987, após uma turnê no Brasil, conheceu o cacique Raoni, ligando-o também à causa ecológica.

Seus trabalhos solo refletem sua paixão pelo jazz, tendo inclusive formado uma banda com notáveis como Kenny Kirkland, Darryl Jones, Omar Hakim, e Branford Marsalis para o álbum The Dream of Two Blue Turtles, de 1985. Em 1987 lançou Nothing Like the Sun, que sedimentou sua carreira solo, mas seu trabalho de 1991, Soul Cages (dedicado ao seu pai recém falecido) é considerado seu melhor trabalho.

Sting teve também passagens pelo cinema. Sua estreia foi no filme Quadrophenia, do The Who, onde fazia o lider da gang. Participou ainda de Duna, Julia e Julia, As Aventuras do Barão Munchausen e do recente Bruno.

Em 2007 o Police se reuniu para uma turnê comemorativa dos 30 anos da banda, mas as esperanças de lançamento de material inédito não duraram.

Hoje o senhor Gordon Sumner é pai de 6 filhos e vive alternando dua residência entre suas 7 mansões espalhadas entre EUA e Europa. Já gravou 12 álbuns solo (incluindo um com músicas em português e espanhol), 5 álbuns ao vivo e ganhou diversos prêmios.

Nada mal para um apelido ganho como uma ferroada.

Aí embaixo uma das minhas favoritas, a supracitada All This Time.

Sting - All This Time from Giorgi Begishvili on Vimeo.

Nenhum comentário: