sexta-feira, 22 de abril de 2011

Hoje no Rock: Peter Frampton, 61 anos

Ídolo teen na Inglaterra dos anos 60, Peter Kenneth Frampton começou a tocar quando descobriu um ukelele no sótão de sua casa, o qual aprendeu a tocar sozinho. Influenciado por nomes como The Shadows, Cliff Richards e Beatles, evoluiu para a guitarra, ao mesmo tempo em que tinha aulas de música clássica.

Na adolescência, Peter chegou a estudar com David Bowie. Nesta época ele havia montado a banda Little Heavens. Mais tarde ele esbarrou em outro nome do rock, Bill Wyman, baixista dos Stones, que empresariou sua banda Truebeats.

Mas foi em 69 que ele realmente deu seu grande passo, formando o Humble Pie, com Steve Marriot do Small Faces. Nesta época sua fama de guitarrista virtuoso conquistou a atenção de gente do calibre de George Harrison, Harry Nilsson, John Entwistle e Jerry Lee Lewis. Após 5 albuns com o Humble Pie, Frampton parte para sua carreira solo. Com a participação de Ringo Starr e Billy Preston gravou Wind of Change, que não chegou a ser um sucesso. Três álbuns depois chega Frampton Comes Alive e uma grande surpresa.

Se seus primeiros trabalhos não impressionaram pelas vendas, este registro ao vivo tornou-se simplesmente o álbum ao vivo mais vendido de todos os tempos! Ele trazia os principais sucessos do guitarrista, como Baby I Love Your Way e Show me the Way entre outros. Parecia que sua carreira estava finalmente decolando, sobretudo depois do disco de platina com Im In You mas...

Em uma nova reviravolta, Frampton sofreu um grave acidente de carro quase fatal nas Bahamas em 1979. Apesar disto, manteve-se firme para gravar o disco Rise Up (que passou pelo Brasil em 1980) e sua faixa mais conhecida, Breaking All The Rules, lançada em 1981.

A partir dos anos 80 Peter foi aos poucos saindo dos holofotes do mainstream e partindo para a produção e desenvolvimento de métodos de aprendizagem de guitarra. Ainda assim excursiona periodicamente em sua carreira solo e com artistas como Ringo Starr, Jack Bruce, Bill Wyman e seu amigo de infância David Bowie.

Vale uma pesquisada também nos seus últimos álbus Fingerprints de 2007 e Thank You Mr Churchill de 2010, que inclusive passou em tour pelo Brasil com ótimas críticas.

Nenhum comentário: