quarta-feira, 9 de junho de 2010

Hoje no Rock: Les Paul - 95 anos

Vira e mexe volto na velha discussão sobre o Pai do Rock. Eis um forte candidato na minha opinião. Trata-se deste senhor que completaria hoje 95 anos e, para quem prestou atenção ao nome, fica fácil saber o que ele inventou.

Les Paul nasceu Lester William Polfus em 1915 na cidade de Waukesha, Wisconsin. Desde cedo mostrou, além do talento musical, uma enorme curiosidade e inventividade. Aos 9 construiu seu primeiro rádio de cristal (um rudimentar rádio) e começou a tocar violão. Aos 13 já se apresentava com bandas de country.

Aos 26 começou a fazer suas primeiras experiências com um instrumento de cordas de corpo sólido. Ele queria algo que não reverberasse as vibrações das cordas, o que acontecia com instrumentos acústicos. Seu primeiro protótipo foi o que ele chamou de "The Log" (o toco). Apresentou seu projeto à Gibson, tradicional fábrica de violões, que recusou sua idéia, dizendo que os músicos não levariam 2 instrumentos para o show, um acústico e um sólido.

Em 1948 entretanto, Leo Fender passou a frente da Gibson e lançou sua Fender Broadcaster, a primeira guitarra sólida construída em massa. Alguém na Gibson deve ter dito "ei, qual era o nome daquele maluco do toco mesmo?" Era Les Paul.

Finalmente em 1952 ele via no mercado a sua Gibson Les Paul Gold Top, coroando uma carreira que trazia outras invenções como o overdubbing, o gravador de 8 canais (construído em sua garagem), além de uma prolífica carreira como músico de jazz. Aliás até pouco antes de morrer em 2009, ele tocava em clubes de jazz em Nova York, comprovando uma vitalidade característica do rock and roll.

Gibson e Fender sempre polarizaram as opiniões entre os guitarristas, uns preferem uma, outros a outra. Sobretudo com os modelos Les Paul Standard e Fender Stratocaster, cada uma com seus defensores ferrenhos, até mesmo radicais em alguns casos. Eu fico no meio, sou fã mesmo é da Rickenbaker (que também foi uma dos pioneiras), mas é inegável a influência que ambos trouxeram para o desenvolvimento do rock e da música como um todo.

É seguro dizer que o rock não existiria, ou ao menos não seria o mesmo sem as invenções de Leo Fender e de Les Paul. Me arrisco até a dizer que a música atual seria bem diferente, já que temos que levar em conta que até banda de axé usa guitarra elétrica. Bom, nesse caso seria uma música atual bem melhor, mas o balanço ainda é positivo!

Enfim, se Les Paul não é o pai do rock, seguramente é o Avô do Rock!

Um comentário:

Luciano Ox disse...

Não toco guitarra, ne violão, mas concordo em gênero, número e grau que são as melhores.
Mas já que vc falou em aché, eu gostaria que as vogais deixassem de existir, aí assim acabava de vez com as musicas de axé ( ae-ae-ae-o-o-o-e-eo-eo )