terça-feira, 9 de março de 2010

Rock News: Pink Floyd processa EMI por venda de músicas online

A banda britânica Pink Floyd entrou com um processo na Justiça contra a gravadora EMI nesta terça-feira (9) para discutir pagamentos de royalties e a maneira como a música do grupo está sendo vendida digitalmente.

A banda, que fechou contrato com a EMI há mais de 40 anos e cujo catálogo só foi superado em vendas pelos Beatles, contesta os cálculos de seus royalties online e o marketing de sua música, informou a agência Press Association.

O Pink Floyd, cuja discografia inclui os álbuns "The dark side of the moon" e "The wall", também contesta o direito da EMI de "decompor" seus álbuns e vender faixas individuais online.

Robert Howe, o advogado do grupo, disse à Alta Corte de Lonres que uma cláusula contratual "proíbe expressamente" tal "decomposição", ou seja, a venda de faixas em qualquer configuração senão a original, quer seja em formato físico ou digital.

Ele disse que a posição da EMI é que a proibição "se aplica apenas ao produto físico e não ao produto online".

O advogado argumentou que isso "não faz sentido comercial" e é contraditório pelas condições previstas no acordo com a EMI.
fonte: G1


Uma coisa interessante é comprar faixas isoladas do Pink Floyd para se ouvir em MP3 player. Adoro o MP3, uso diariamente, mas a verdade é que o hábito de se ouvir o disco completo está sendo assassinado aos poucos. O progressivo é uma das maiores vítimas deste novo hábito, com suas faixas interligadas sendo tocadas fora de ordem, ou pior, isoladamente.

Nenhum comentário: