terça-feira, 2 de março de 2010

Hoje no Rock: Lou Reed, 68 anos

Esquecido por muitos, Lou Reed optou por manter sua carreira distante das luzes do mainstream. Nascido em um bairro judeu de Nova York como Lewis Allan Reed, aprendeu a tocar guitarra ouvindo jazz e rythm'n'blues direto do rádio, o que o fez desenvolver técnicas e afinações próprias.

Após passar por várias bandas nos anos 60, Reed fundou o Velvet Underground, que viria a tornar-se uma das bandas mais influentes do rock (segundo muitos, influenciando até mesmo o famoso Sgt Peppers Lonely Hearts Club Band). Além da música, a banda flertava com toda a cena artística de NY, incluindo performances com o artista plástico Andy Warhol.

Em 1970 Reed deixa o Velvet e passa a trabalhar no escritório de contabilidade de seu pai, ganhando 40 dólares por semana. Entretanto, apenas um ano depois estava gravando na Inglaterra seu primeiro álbum solo, com feras como Rick Wakeman e Steve Howe (ambos do Yes). O disco, chamado apenas Lou Reed, não vendeu muito, apesar de ter sido aclamado pela crítica.

Já em 72, produzido por David Bowie lança Transformers, que trazia seu primeiro sucesso, Walk On The Wild Side. Daí para frente foram mais de 20 álbuns solo, fora participações com outros artistas, entre eles o próprio Bowie e o Velvet Underground.

Amplamente considerado um dos músicos mais influentes já nascidos, são creditados a ele rótulos como undergroung, alternativo, glam rock, punk e pós punk. Mas no fundo não importa. Reed é daqueles que você não conhece. Se conhece, provavelmente não gosta. E mesmo não gostando, seguramente gosta de alguém que o adora. Isso é ser influente.

Aí embaixo pra vocês, Dirty Boulevard, uma das minhas favoritas do cara.

Nenhum comentário: