sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Hoje no Rock: Elvis Presley, 75 anos

Hoje acordei e me dei conta que teria a difícil tarefa de escrever sobre o aniversário de Elvis Aaron Presley e confesso que não sei nem por onde começar. Por isso apelo para um repost, já que Elvis é um daqueles casos onde todos já falaram tudo que tinha pra ser dito. Mas a dificuldade vai além.

O maior problema é que eu não vejo Elvis como o rei ou pai do rock que muitos consideram. Pra falar a verdade, acho que a sua grande contribuição aconteceu apenas na primeira etapa de sua carreira, antes de apresentar-se ao exército em 1958. Depois disso o que se viu foi um Elvis estereotipado, primeiro com os filmes, depois com as temporadas em Las Vegas, e culminando com o papel de bom moço frente ao governo Nixon.

Outra coisa que sempre me deixou com pé atrás é o fato de Elvis nunca ter se apresentado fora dos EUA, com a exceção de meia dúzia de shows no Canadá. Mesmo comparando com outros nomes da época como Jerry Lee Lewis, uma visita ao menos à Inglaterra era obrigatória. Incomoda-me também faltar aos mais de 40 discos dele um clássico do porte de um Dark Side, Electric Ladyland, Led Zeppelin IV ou Sgt. Peppers.

Pronto, olha eu aí falando mal do cara de novo. Ok, é aniversário dele, vamos falar bem!

A grande contribuição de Elvis na minha modesta opinião, não foi exatamente ter sido Elvis. É ter sido o precursor de muita gente que veio depois, como Beatles e Stones, só pra ficar nos mais evidentes. Mesmo fazendo parte de um movimento (pra mim ele não agiu sozinho, era apenas o branco do grupo), Presley começou o que chamamos de rock and roll e suas variantes. Isso ninguém tira dele.

Muito bem, se você não gostou do que eu escrevi, paciência... Sou mais Chuck Berry mesmo e pronto. E por outro lado, não se preocupe, afinal, Elvis não morreu!

3 comentários:

RICARDO MANN disse...

Cuidado para não ser apedrejado por falar assim de uma "entidade divina" como o Pelvis. Existem até seitas que seguem seu estilo de vida. Coisa de americano...

Caio Mattos disse...

E voce acha que não sou apedrejado???
To até surpreso de não ter sido desa vez hehehe.

Danfern disse...

ou crucificado...rs

mas tem muita gente que pensa igual ! :-P

Elvis era o "branco-bonitão-rebolativo-que-não-casava-com-priminhas-di-menor" do grupo....