domingo, 6 de dezembro de 2009

Blog on The Top: Hello Goodbye

Beatles
Hello Goodbye
(USA - 1967)
Muita gente considera a segunda metade de 1967 e o louco Magical Mistery Tour o início do fim para os Beatles, principalmente após a morte do empresário Brian Epstein. Eu particularmente me amarro!

Claro que Hello Goodbye está anos luz de Strawberry Fields e Penny Lane, mas é importante dizer que, apesar de terem saído no mesmo LP, elas eram separadas por quase um ano de intervalo. Strawberry e Penny apenas pegaram uma "carona" no Magical Mistery Tour por não terem feito sucesso como um single.

Voltando a Hello Goodbye, inicialmente ela saiu apenas no LP Magical Mistery Tour americano. A versão inglesa era um EP e apenas mais tarde em edições posteriores, passou a ser um LP (ok, eu já prometi explicar essa diferença entre versões americanas e inglesas... qualquer hora eu falo sobre isso com calma). Seu lado B era a lisérgica I'm The Walrus que o próprio Lennon assumiu ter composto durante uma viagem de ácido.

O final da música, que desagrada a muitos (inclusive a mim) com a banda cantando "Hela, hey-ba hello-a", surgiu por acaso e foi aproveitado para os créditos do filme Magical Mistery Tour. Outra curiosidade é que há 3 versões para o clip da música, mas foi aproveitado como oficial o que eles ainda usam os uniformes da Banda dos Corações Solitários. Aí embaixo uma versão com varios takes alternativos.


2 comentários:

Ricardo Mann disse...

Para mim os anos de 66-67 foram o início do começo dos Beatles. Não sou chegado na fase ie-ie-ie. Considero o MMT um dos melhores discos dos Beatles, apesar de ser essa colcha de retalhos. Juntamente com o Sgt Pepper, o Álbum Branco e o Abbey Road é claro!

Caio Mattos disse...

Sem dúvida! Na verdade ele tiveram que roer o osso com o ieieie até o Rubber Soul, onde já tinham liberdade pra ousar. O que veio depois foi apenas a consequencia disso.