terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Blog on The Top: Pink Floyd, The Wall

Pink Floyd
The Wall
(Inglaterra - 1979)
Lançado em 30 de novembro de 1979, a ópera rock floidiana precisou de apenas duas semanas para chegar ao topo da parada inglesa, onde permaneceu por outras 15 semanas.

Nada que se compare ao sucesso de Dark Side of the Moon, mas muito se levarmos em conta que a onda progressiva dava seus últimos suspiros no fim dos anos 70.


De cunho autobigráfico (embora negue veementemente), The Wall traz a história de um fictício rockstar de nome Pink que, ao longo da vida, vem em um constante processo de isolamento pessoal, onde metaforicamente faz de cada obstáculo de sua vida (mãe, esposa, perda do pai na guerra, professores, etc) tijolos em um muro que aos poucos o impede de fazer contato com o mundo exterior.

O disco marca também o final da era de ouro do Floyd. Durante suas gravações o tecladista Richard Wright foi demitido da banda por discordar das idéias de Waters, que agora assumia o papel de líder. Curiosamente, ele foi o único que lucrou com a turnê, já que retornou como músico contratado a valores fixos. Os shows, altamente complexos para os padrões da época foram um fracasso financeiro e toda a banda perdeu dinheiro, menos Wright. Há quem diga que Mason era a bola da vez, mas não chegou a ser demitido pelo boss Waters.

Em 1982 o álbum virou um longa metragem com a direção genial de Alan Parker, assunto que já tratei aqui no Experience.

2 comentários:

zanna disse...

Um dos melhores longas do gênero que ja assisti...
Pra mim, um dos melhores albuns tbm, um grande clássico!

Luciano Ox disse...

Dizem que as crianças que participaram das gravações em Another Brick in the Wall, ganharam apenas um LP , na época. Pra mim, o melhor show do The Wall foi o Live in Berlin, em 1990, com praticipação de outros artistas, como The Band, Joni Mithel ( interpretando Goodbye Blue Sky ). Talvez eu esteja enganado, por nunca ter visto The Wall, ao vivo de 1980.