terça-feira, 17 de novembro de 2009

Hoje no Rock: John Lennon, Double Fantasy

Após o nascimento de Sean, John Lennon resolveu afastar-se do show bizz para dedicar-se à familia e viver ao lado de seu filho. Este período de 5 anos terminou em meados de 1980 quando ele e Yoko começaram a compor novamente e em agosto lançaram o compacto de Just Like (Starting Over).

A música foi escolhida por falar realmente de um momento de recomeço para ele, mantendo o estilo de letras bastante pessoais. Ainda nessa linha, haviam Woman e Watching the Weels. Complementando o LP, Yoko Ono cantava suas faixas, como Kiss Kiss Kiss, o que provocou um certo repúdio em parte da crítica e dos fãs.

Ironicamente, Lennon que na ocasião estava cheio de gás com este recomeço, foi assassinado menos de um mês após o lançamento de Double Fantasy. Mais ironicamente ainda, depois de autografar o exemplar do seu próprio assassino, Mark Chapman.

Após sua morte, Woman e Watching the Weels foram relançadas em compacto e chegaram ao topo da parada americana. Double Fantasy tornou-se seu maior êxito comercial, vendendo mais de 3 milhões de cópias só nos Estados Unidos e levando o Grammy de Álbum do Ano.

Para mim, Double Fantasy foi a porta de entrada no mundo solo do Lennon. Interessante porque fiz o caminho inverso, partindo dele, o último, até o Plastic Ono Band, o primeiro. E mesmo com o hiato de 5 anos sem lançamentos, John manteve uma unidade incrível em todos os seus álbuns solo. Clique na capa lá em cima para baixar o LP.

3 comentários:

Anônimo disse...

Olha só...fica de exemplo pra muita gente que quer recomeçar e acredita que existe sim um recomeço.O fim não foi tão bacana assim, mas acredito que no momento ele estava feliz é isso que importa.

:p

Van disse...

Achei horripilante essa Kiss Kiss Kiss cantada pelo Yoko. Parece abertura de anime mal feito rs. Sem falar nos suspiros ao final. Tem alguma outra música cantada por ela que vale a pena ouvir?

Van disse...

Achei horripilante essa Kiss Kiss Kiss cantada pelo Yoko. Parece abertura de anime mal feito rs. Sem falar nos suspiros ao final. Tem alguma outra música cantada por ela que vale a pena ouvir?